Arquivo da Seção 'Janeiro à Abril 2010'

Kibe de Forno

8th julho, 2017 by Danny Mou

Esta era a especialidade da minha sogra na cozinha. Todo mundo fazia fila, para saborear o kibe de forno que ela fazia! É muito fácil, basta seguir a receita direitinho. ;)

Massa:
- 500g de coxão-mole ou patinho moído
- 250g de trigo para kibe
- 1 cebola ralada
- 1 maço de hortelã bem picado (opcional) => não coloco
- 1 1/2 colher (chá) de sal
- 1 (chá) de pimenta síria
- 3 colheres (sopa) de margarina ou óleo

Recheio:
meio quilo de carne moída, refogada com cebola e temperos à gosto, bem sequinha.

Modo de Preparo:
Lavar o trigo para kibe e deixá-lo de molho na água por no mínimo 2 horas. Depois disso coloque o trigo em outra vasilha maior, espremendo-o com as mãos (deixe-o bem úmido). Junte a carne moída crua, a cebola, a hortelã, o sal e a pimenta síria. Agora trabalhe, ou amasse bem essa mistura, pois dizem os libaneses, que o grande segredo do kibe é trabalhar bem essa massa, para que o kibe fique mais gostoso e dê certo. Junte a margarina e amasse mais um pouco. Coloque metade dessa mistura de kibe numa forma média que vá ao forno, espalhe o recheio de carne moída, cubra com o restante do kibe. Por cima coloque uns pedacinhos de margarina bem distribuídos. Cubra a forma com papel alumínio e leve para assar em fogo médio, por cerca de 50 minutos. Não tire o papel alumínio, para que o kibe não resseque.


Tabule acompanha muito bem o Kibe de Forno. Veja a receita AQUI!

.
Receita postada originalmente no Blog em 09/03/2010

Sugestão de leitura:


Siga @danny_mou no Instagram!

» 4 COMENTÁRIOS »

Panqueca de Abobrinha

5th junho, 2017 by Danny Mou

Mais uma receita campeã, com minha favorita abobrinha! Peguei na comunidade Culinária – Receitas do finado orkut, postada pela Adriana. Faço há vários anos, pois é muito gostosa e prática; os amantes de abobrinha vão se deliciar! ;)

Ingredientes:
- 3 ovos
- 4 colheres (sopa) leite
- 1 pacote de creme de queijo ou legumes (70g) => não é a porção individual
- 1 abobrinha grande ralada no ralo grosso
- 2 colheres (sopa) salsinha => uso salsinha desidratada
- 1 colher (sopa) azeite

Modo de Preparo:
Misture a abobrinha ralada com a salsinha e o azeite. Reserve. Bata no liquidificador ou mixer, os ovos, o leite e o creme de queijo. Despeje esta mistura na abobrinha reservada e misture tudo.

Aqueça uma frigideira pequena anti-aderente, com um fio de óleo, despeje uma quantidade da massa e espere dourar. Com a ajuda de uma espátula, vire e deixe dourar do outro lado. Rendimento: 7 unidades médias.

Só uma observação: o creme de queijo é muito salgado, então, quem precisar controlar a ingestão de sal é melhor colocar só metade do pacote.

Receita postada originalmente no Blog em 12/04/10.

.

Para saborear quente ou fria, nem precisa de recheio!

Sugestão de leitura:


Siga @danny_mou no Instagram!

» 5 COMENTÁRIOS »

Bolachinhas Fáceis de Coco

17th maio, 2016 by Danny Mou

Esta bolachinha de coco é uma delícia, super fácil de fazer e derrete na boca. Uma receita prática, para quem não tem habilidade em fazer biscoitos. Até as crianças podem fazer e se deliciar! :)

Ingredientes:
- 5 colheres (sopa) farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) açúcar
- 200g de amido de milho
- 50g coco seco ralado (sem açúcar)
- 1 xícara (chá) margarina em temperatura ambiente

Modo de Preparo:
Misture os ingredientes secos e depois coloque a margarina. Amasse bem com as mãos, até incorporar tudo.

Faça bolinhas e achate levemente com um garfo. Assadeira sem untar, leve ao forno médio pré-aquecido por cerca de 20 minutos (até dourar levemente a parte de baixo). Rendimento: 70 unidades pequenas.


Receita publicada originalmente no Blog em 28/01/2010


Mais informação sobre Coco:

As partes comestíveis do fruto são a polpla branca e a água, que podem ser consumidas quando o fruto ainda está verde ou depois de maduro. O valor nutritivo do coco varia de acordo com o seu estado de maturação, apresentando bom teor dos sais minerais Potássio, Sódio, Fósforo e Cloro. Sua polpa é rica em fibras e bastante calórica. À medida que a polpa amadurece, aumenta seu teor de gorduras. Possui proteínas importantes para o funcionamento do organismo e fibras, que estimulam a atividade intestinal.

A água-de-coco funciona como um excelente diurético. É só beber um copo por dia. Os resultados são surpreendentes: baixa a pressão arterial, elimina o inchaço dos pés e diminui o colesterol.

Para verificar se o coco maduro está em boas condições, basta bater com uma moeda em sua casca. Se ele estiver fresco, o som será estridente. Se for oco, indicará que a fruta está estragada.

A polpa do coco é rica em fibras, auxiliando no bom funcionamento intestinal. Seu conteúdo em Potássio, tanto na água como na polpa, auxilia no bom funcionamento do coração, mantém a pressão arterial em bons valores, protege a função neuromuscular.

100 gramas de coco maduro fornecem 266 calorias. 100 gramas de água de coco fornecem 22 calorias.

Quando fechado, o coco fresco conserva-se por 2 meses, depois de aberto, deve ser usado no mesmo dia ou guardado em recipiente tampado, com água, até 2 dias ou em saco plástico fechado. O seco, com ou sem água, permanece por muito tempo sem se alterar. A gordura de coco pode ser guardada dentro ou fora da geladeira.

Da polpa se obtém um refresco usado em doces, sorvetes, preparações a base de peixe e frutos do mar (leite-de-coco). Para completar, oferece uma bebida única e impossível de ser copiada, a água-de-coco.
O coco realça o sabor dos alimentos, sendo excelente no preparo de bebidas, pratos doces e salgados, substituindo com vantagem nozes e amêndoas nos diferentes tipos de receitas. Fonte: Hortifruti

Sugestão de leitura:


Siga @danny_mou no Instagram!

» 3 COMENTÁRIOS »

Sorvete de Massa Cremoso

5th janeiro, 2015 by Danny Mou

>> Diário Pessoal, 05/01/15

Esta é uma receita deliciosa, que aprendi num curso de culinária que fiz há uns 8 anos. Todo mundo que experimenta, simplesmente adooooooora! :)

Ingredientes:
- 1/2 litro de leite integral Mococa
- 1 colher (chá) liga neutra
- 1 lata de leite condensado Mococa
- 1 lata de creme de leite com soro, bem gelada
- 2 colheres (sopa) leite em pó
- 3 colheres (sobremesa) de pó para sorvete*
- 1 colher (chá) emulsificante

Bata no liquidificador o leite integral e a liga neutra. Coloque no freezer, até começar a congelar (cerca de 4h ou 5h).

Retire do freezer, pique em pedaços pequenos esta massa que se formou e coloque na batedeira, juntando os demais ingredientes na ordem acima. Batendo sem parar em velocidade média, por cerca de 10 minutos, ou até observar que a massa ficou lisa e sem cristais de gelo. Use uma tigela bem grande, pois a mistura cresce muito. Se bater demais, vira mousse.

Coloque em 2 potes bem fechados e leve ao freezer, até obter consistência de sorvete. Rende cerca de 4 litros.

.

* Pode-se usar o pó para sorvete no sabor que quiser. No sorvete da foto, usei o sabor menta, que é o preferido da minha família! :D

Receita publicada originalmente no Blog em 25/01/10

.


Visitem a Mococa nas Redes Sociais:
Blog / Twitter / Facebook

Sugestão de leitura:


Siga @danny_mou no Instagram!

» 2 COMENTÁRIOS »

Torta de Frigideira

25th setembro, 2014 by Danny Mou

>> Diário Pessoal, 25/09/14

Esta é uma prática e deliciosa receita do Culinarista Mauro Rebelo – que conheci pelo extinto Orkut e postada aqui no Blog em 07/04/10. Vale a pena conferir, pois surpreende pelo sabor e praticidade! ;)

Ingredientes:
- 3 ovos
- 1/2 xícara (chá) leite
- 1 xícara (chá) farinha de trigo
- 1 colher (chá) fermento em pó
- 2 dentes de alho amassados => coloquei só 1
- 1/2 cebola ralada
- 1/2 colher (chá) sal

Modo de Preparo:
Bata os ovos e junte o leite, a farinha, o fermento, o alho, a cebola e o sal (usei o mixer, mas pode ser no liquidificador). Numa frigideira média anti-aderente aqueça 1 colher (sopa) óleo e espalhe metade da massa.

Distribua o recheio e cubra com a massa restante. Frite em fogo médio, por cerca de 8 minutos, virando na metade do tempo. Decore com fatias de mussarela e deixe derreter. Sirva imediatamente.

.

O recheio sugerido na receita é carne moída refogada com azeitonas picadas. Mas, é possível usar o recheio que quiser, conforme o gosto das pessoas. Eu fiz com linguiça calabresa defumada cortada em rodelinhas finas, levemente douradas em azeite e escorridas + azeitonas pretas picadas e mussarela. Ficou show! :)

Sugestão de leitura:


Siga @danny_mou no Instagram!

» 2 COMENTÁRIOS »