Arquivo da Seção 'Abril e Maio 2011'

Queijo Coalho Empanado

29th junho, 2017 by Danny Mou

Aqui em casa, adoramos Queijo Coalho! É um acompanhamento delicioso para churrasco, além de servir como ingrediente para receitas deliciosas! ;)

Não sou adepta de frituras, principalmente as submersas em óleo. Mas, eventualmente acabo fazendo Filé de Frango à Milanesa, pois minha família adora. Nessas ocasiões, aproveito e também faço o Queijo Coalho Empanado. Fica delicioso, pois a consistência desse queijo é diferente, ele não derrete, mas se torna extremamente macio. Não tem perigo de desmanchar ou estourar, como pode acontecer (por exemplo), com o queijo provolone.

Fica delicioso para servir com um molhinho à gosto, ou mesmo acompanhando a refeição! O processo de empanar, é o mesmo para fazer frango ou filé à milanesa.

Retire o palito e corte cada espeto em 3 ou 4 pedaços. Passe primeiro na farinha de trigo, dando umas batidinhas. Depois, passe ligeiramente no ovo batido, temperado com uma pitada de sal. E, por último, passe na farinha de rosca. Cuidado para não deixar falhas ou buraquinhos. Desta maneira, se forma uma casca bonita e fofa, após a fritura.

Frite os pedaços em óleo quente, virando para dourar por igual. Escorra em papel absorvente e sirva quente; se quiser, acompanhado de um molho ou maionese.


Queijo Coalho Empanado é um petisco delicioso!

Receita postada originalmente no Blog em 23/09/2011.

Sugestão de leitura:


Siga @danny_mou no Instagram!

» COMENTÁRIOS AQUI »

Sopa de Ervilha com Paio

15th setembro, 2016 by Danny Mou

Com as noites frias que já estamos tendo durante o outono, é uma delícia tomar uma sopa quentinha na hora do jantar. Bom, pelo menos eu adoro! ;)

Esta receita então, além de ser deliciosa, é muito rápida e prática. Quem não quiser usar a ervilha em lata, pode usar a congelada na mesma quantidade. Só com a ervilha seca fica diferente, aí seria necessária uma adaptação da receita; eu nunca fiz, pois gosto da praticidade.

Ingredientes:
- 2 latas de ervilhas escorridas
- meio litro de água
- 1 cubo caldo de bacon
- sal à gosto
- 1 dente de alho picadinho
- 1 paio grande cortado em pedacinhos

Modo de Preparo:
Bata no liquidificador, a ervilha escorrida com o meio litro de água. Reserve.
Retire aquela capinha do paio e corte em pedacinhos. Refogue o paio na sua própria gordura, depois acrescente o alho e deixe dourar levemente.

Despeje a ervilha batida no liquidificador, o caldo de bacon e acerte o sal. Gosto de colocar um pouquinho de molho inglês. Deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela semi-aberta, por cerca de 20 minutos; até engrossar levemente. Mexa de vez em quando.

Sirva imediatamente, acompanhada de pão italiano fatiado. Fica uma sopa cremosa, consistente e com sabor marcante.

/

Se preferir, polvilhe parmesão ralado grosso por cima!

Receita postada originalmente no Blog, em 05/05/2011

/

Mais informação sobre Ervilha:

Além do alto teor de proteí­nas, as ervilhas verdes frescas são uma boa fonte de pectina e outras fibras solúveis, que ajudam a controlar os ní­veis de colesterol no sangue.

Escolha ervilhas com as vagens frescas, de cor verde-clara uniforme, sem machucados, bem cheias e pesadas. Quando estão passadas, têm uma aparência quase inchada, enrugada e amarelada, com manchas cinzentas. As em conserva não devem estar amolecidas e nem com cheiro azedo. As ervilhas secas não podem ser muito quebradas, nem apresentar excesso de sujeiras. Ao optar pelas ervilhas tortas procure aquelas que tenham uma coloração verde-clara uniforme, com vagens finas e grãos desenvolvidos.

As ervilhas frescas são conservadas em geladeira, sem debulhá-las. Use dentro de 2 dias. As ervilhas enlatadas, depois de abertas, devem ser passadas da lata para potes de vidro fechados e guardadas na geladeira, na parte superior. As ervilhas tortas podem ser mantidas na geladeira por 1 a 2 dias.

Seja qual for a sua forma, é um ótimo ingrediente para saladas, sopas, recheios, omeletes, tortas ou mesmo como guarnição. Cada porção de 100g de ervilha fresca crua, tem 81 calorias. Fonte: Hortifruti

Sugestão de leitura:


Siga @danny_mou no Instagram!

» 2 COMENTÁRIOS »

Spaguetti Integral com Carne e Champignon

31st maio, 2016 by Danny Mou

Esta é uma receita absolutamente completa, nutritiva e que faz o maior sucesso aqui em casa! ;)

Ingredientes para o Molho de Carne com Champignon:
- 500g carne picada em cubinhos pequenos => patinho ou coxão mole
- meia cebola picadinha
- 1 cubo de caldo de carne
- 1 colher (café) molho inglês
- 1 pitada de orégano
- 1 envelope tempero em pó vermelho
- sal à gosto
- 1 xícara (chá) champignon picado
- água fervente
- 2 colheres (sobremesa) amido de milho

Modo de Preparo:
Na panela de pressão, refogue a cebola num fio de óleo, acrescente a carne e deixe dourar. Vá mexendo, até que solte bastante líquido. Acrescente os temperos e o champignon. Mexa bem e coloque água fervente suficiente para cobrir bem. Acerte o sal. O objetivo é formar um molho com bastante caldo, que será engrossado depois. Feche a panela e quando começar a chiar, marque 25 minutos em fogo médio.

Desligue a panela e deixe sair a pressão. Abra e verifique se a carne está bem macia, caso contrário, deixe cozinhar + 5 minutinhos. Se for necessário, coloque mais água fervente.

Separe 1 xícara do caldo e acrescente as 2 colheres de amido de milho. Misture bem, até dissolver por completo e despeje esta mistura, dentro da panela. Em poucos minutos, o molho ficará bem mais encorpado.

.

Cozinhe um pacote de Espaguetti Integral Vitao, conforme instruções da embalagem. Escorra e reserve. Quando o Molho de Carne com Champignon estiver pronto, é só colocar por cima do macarrão escorrido e servir imediatamente!

Receita postada originalmente no Blog em 12/04/2011

Sugestão de leitura:


Siga @danny_mou no Instagram!

» COMENTÁRIOS AQUI »

Conheça o lado bom de alguns alimentos polêmicos

29th março, 2016 by Danny Mou

Consumir carne vermelha, ovos, chocolate e café também pode ser saudável

A lista negra dos alimentos que são os piores inimigos da saúde é extensa. Mas, segundo estudos científicos recentes, a má fama de alguns deles não só é exagerada, como injusta. O consumo de alguns desses alimentos, como o chocolate, café, ovos, maionese, margarina e carne vermelha, traz efeitos benéficos ao organismo, além disso, afirmam os especialistas, são essenciais para a manutenção da saúde.

“Antes de tirar alguns componentes do cardápio, é muito importante saber qual é o tipo metabólico de cada pessoa. Os resultados mudam conforme o organismo de cada um. Por isso, o que para alguns pode fazer bem, para outros pode ser prejudicial”, diz o endocrinologista Wilson Rondó Jr, especialista em medicina ortomolecular, autor do livroFazendo as pazes com seu peso, da editora Gaia.

Chocolate
Um estudo feito pela McMaster University, no Canadá, descobriu que o consumo controlado de chocolate pode ter ação benéfica para o sistema cardiovascular. De acordo com a pesquisa, pessoas que comiam regularmente cacau, tinham 22% menos chances de sofrer um derrame. “O chocolate age como anti-inflamatório, regula o sistema imunológico, afina o sangue e assim diminui as chances de doenças cardiovasculares”, explica Wilson Rondó Jr.

Somado a isso, o chocolate ainda é rico em nutrientes que trazem muitos benefícios ao organismo. Entre eles estão os flavonoides, importantes antioxidantes que além de impedir a oxidação do colesterol, preserva outros antioxidantes como as vitaminas E a vitamina A.

Para ser saudável, o consumo deve ficar restrito a três pequenas doses de chocolate com pelo menos 70% de cacau por semana. “Uma composição com mais leite e gordura e menos cacau pode trazer mais problemas do que benefícios. E não faz sentido comer uma barra de chocolate por dia, isso só traria problemas para o nosso corpo”, explica o especialista.

Café
Segundo um estudo recente, feito pela Universidade do Sul da Flórida, nos Estados Unidos, a cafeína, substância encontrada no café, pode ser usada no tratamento da doença de Alzheimer, por diminuir a formação de placas amiloide tanto no cérebro quanto no sangue. Outro estudo norte-americano afirma que mulheres que tomavam quatro xícaras de café por dia tinham até 65% menos chances de ter derrames.

Além disso, a cafeína estimula o sistema nervoso, aumenta a sensação de bem-estar, tem efeito antioxidante, ajuda a combater a depressão e contém altos níveis de potássio, vitamina B e aminoácidos.

Mesmo com todos esses benefícios, é preciso tomar alguns cuidados na hora de beber café. “Os estudos mais atuais dizem que o ideal é não tomar mais do que quatro xícaras de café por dia. Uma quantidade maior do que essa pode aumentar o ritmo cardíaco, elevar a pressão arterial, elevar os níveis de colesterol, causar tremores e insônia”, diz Rondó.

Outro cuidado apontado pelo especialista é fugir do café descafeinado, já que estudos mostram que ele aumenta em 10% os níveis de colesterol no sangue e em 18% o acúmulo de gordura na parede das artérias.

Ovo
Durante anos ele foi relegado ao posto de inimigo do peito em função dos níveis de colesterol que esse alimento possui, o que poderia causar uma série de complicações para o sistema cardiovascular. Mas um estudo feito pela Universidade de Minnesota demonstrou não haver relação entre o consumo regular de ovos e o aumento da incidência de doenças cardiovasculares, como infarto e derrame. “O consumo do colesterol contido nos ovos induz o corpo a produzir menos colesterol fabricado pelo próprio organismo. Nesse processo, há um equilíbrio que preserva o funcionamento saudável do corpo”, explica Rondó.

A atenção ao consumo de ovos se deve principalmente ao seu modo de preparo. O ovo cozido e o pochê são as maneiras mais saudáveis de consumir esse alimento. Já prepará-lo frito ou mexido não é tão saudável. “Quando a gema entra em contato com o ar, o que acontece quando o ovo é frito ou mexido, há uma oxidação do colesterol. Esse processo torna a gordura dos ovos mais nociva à saúde”, afirma o endocrinologista.

Colocar o ovo cozido na primeira refeição do dia três vezes por semana, uma fonte de proteína, é mais saudável do que consumir pão, fonte de carboidrato, em todos os cafés da manhã. Além da variação na alimentação, que é sempre importante para uma dieta, os ovos são alimentos energéticos que aumentam a sensação de bem-estar durante o dia inteiro.

Carne vermelha
Segundo o endocrinologista Wilson Rondó, mesmo tendo quantidades de gordura saturada, a carne vermelha ainda é um elemento que deve ser mantido na dieta. Ela é fonte de todos os aminoácidos essenciais ao corpo humano, além de ser rica em ferro, zinco, e vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B12 – indispensável para o funcionamento das células nervosas do corpo humano. “Por isso, a maioria das pessoas que não come nenhum tipo de alimento de origem animal, principalmente a carne vermelha, apresentam carência dessa vitamina em longo prazo se não tomarem suplementos vitamínicos”, explica Rondó.

De acordo com o especialista, uma alimentação saudável é aquela que traz um equilíbrio entre os micronutrientes, ou seja, vitaminas e minerais, e os macronutrientes, como gorduras, proteínas e carboidratos. Fechar a boca para alimentos ricos no último grupo, como a carne vermelha, que tem fama de engordar, faz mal ao organismo.

Alguns estudos recentes, feitos na França, dizem que é possível enriquecer a carne e o leite bovinos com ômega 3, a partir de uma alimentação a base de linhaça, grão rico nessa gordura. O estudo também diz que o pasto é rico em ômega 3, e quando os animais são criados em campos, o seu leite e sua carne ficam mais nutritivos. Fonte: Portal Minha Vida

Sugestão de leitura:


Siga @danny_mou no Instagram!

» COMENTÁRIOS AQUI »

Maionese de Legumes

6th novembro, 2015 by Danny Mou

>> Diário Pessoal, 06/11/15

Eu gosto muito de maionese de legumes, principalmente para acompanhar um bom churrasco! ;)

Esta deliciosa maionese da foto, foi feita com os seguintes ingredientes:
- batata e cenoura cortadas em cubinhos e cozidas
- ervilha
- tomate
- azeitona verde fatiada
- sal à gosto
- maionese para dar liga

Servi com salada de rúcula e ficou uma delícia!

Sugestão de leitura:


Siga @danny_mou no Instagram!

» 4 COMENTÁRIOS »