Arquivo da Seção 'Arquivos 2016'

Panqueca Americana

17th outubro, 2017 by Danny Mou

Que tal aproveitar o final de semana e caprichar no café da manhã?

Sempre vemos nos filmes as Panquecas americanas, servidas empilhadas e com as mais variadas coberturas. Quem ainda não experimentou, vai se surpreender. Esta receita é super fácil e deliciosa; o crédito fica para o Blog Gordelícias, que fez uma postagem completas e fotos do passo a passo! ;)

Ingredientes:
- 1/2 xícara (chá) leite
- 1 ovo
- 1 xícara (chá) farinha de trigo
- 2 colheres (chá) fermento em pó
- 1/2 colher (chá) sal
- 2 colheres (sopa) açúcar
- 1 colher (chá) óleo
- 1 colher (chá) essência de baunilha

Modo de Preparo:
Coloque todos os ingredientes numa tigela e misture bem com um fouet (batedor de arame), até formar uma massa lisa e sem bolinhas de farinha.

Aqueça bem uma frigideira anti-aderente, coloque um fio de óleo e despeje uma concha pequena (ou 2 colheres de sopa) da massa no centro. Quando começar a borbulhar, vire delicadamente com uma espátula e deixe dourar do outro lado. Repita o procedimento até acabar a massa.

Sirva as panquecas empilhadas, com o acompanhamento de sua preferência: mel, geleia, frutas picadas, doce de leite, etc. Esta receita rende 8 unidades. Dica: Se não for consumir todas, guarde na geladeira e depois esquente no forno elétrico.

.

Se quiser incrementar ainda mais, cubra com chantily!

Receita publicada originalmente no Blog em 30/01/16

Sugestão de leitura:


Siga @danny_mou no Instagram!

» 1 COMENTÁRIO »

Bolinho de arroz com folhas e talos de brócolis

10th julho, 2017 by Danny Mou

Adoro brócolis e ao voltar da feira com aquele maço enorme, fico muito contente. Porém, ao limpar e separar os buquês, vemos a quantidade de folhas e talos que sobram. Que tal aproveitar estes ingredientes em receitas como: sopas, tortas e bolinhos, para não haver desperdício? :)

Ingredientes:
- 1 xícara (chá) de folhas e talos de brócolis
- 1 xícara (chá) de arroz já cozido e temperado
- 1 ovo
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 3 colheres (sopa) de leite
- 1 colher (café) de fermento em pó
- sal à gosto

Modo de Preparo:
Lave e pique as folhas e talos de brócolis, depois dê uma aferventada. Eu prefiro utilizar o micro-ondas, conforme já ensinei AQUI. Espere esfriar antes de usar.

Misture todos os ingredientes para formar uma massa grossa, se for necessário, acrescente um pouco mais de leite. Frite as colheradas no óleo quente, 5 ou 6 unidades por vez, escorra em papel absorvente e sirva imediatamente.

.

Bolinho sequinho por fora, crocante e saboroso!

Receita publicada originalmente no Blog em 04/04/2016

Sugestão de leitura:


Siga @danny_mou no Instagram!

» COMENTÁRIOS AQUI »

Bolinho de Atum Assado

30th junho, 2017 by Danny Mou

Mais uma receita do extinto Orkut, que faço há vários anos e adoro. É uma opção deliciosa para servir como acompanhamento ou petisco! :)

Ingredientes:
- 300g de mandioquinha cozida com tempero à gosto e amassada (se preferir pode usar batata)
- 1 lata de atum sólido light amassado
- 1 colher (sopa – cheia) azeitona preta bem picadinha
- 1 colher (sopa – cheia) farinha de trigo
- sal, salsinha picada e tempero em pó à gosto
- azeite para untar
- farinha de rosca para empanar

Modo de Preparo:
Misture bem todos os ingredientes. Com a ajuda de uma colher, faça bolinhos pequenos ou médios, passe delicadamente pela farinha de rosca e ajeite-os numa assadeira levemente untada com azeite.

Forno médio pré-aquecido, asse até dourar embaixo (cerca de 15 minutos); vire os bolinhos, para dourar do outro lado (mais uns 10 minutos).

Receita publicada originalmente no Blog em 05/10/2009

.


Mais informação sobre Atum:

Além de saborosa, a carne do peixe diminui em 35% o risco de se ter um infarto. De acordo com Carine, o peixe tem as chamadas gorduras boas (Ômega 3 e 6). “Ele diminui o colesterol ruim diminuindo as chances de a pessoa ter um infarto, derrame ou trombose”, explica a nutricionista. O peixe aumenta o colesterol bom atuando como um “limpador” das artérias.

O sistema imunológico também têm uma melhora drástica com o consumo contínuo de peixe. Carine cita como exemplo desse benefício, os esquimós, que com a sua dieta alimentar baseada em carne de peixe, não apresentam casos de câncer.

Para as mulheres, alguns sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM) podem ser aliviados. “O peixe regula os hormônios, melhorando a dor e o inchaço típicos da TPM. E ainda, com o hábito a pele fica mais aveludada”, declara Carine.

A nutricionista fala que a única contra-indicação, é no caso de a pessoa ter alergia a algum peixe. Os benefícios podem ser encontrados tanto em peixes de água doce, como salgada, sem distinção. Atum, sardinha e salmão são as espécies que mais apresentam Ômega 3 e 6. Fonte: Hoje Centro Sul

O mais habitual é comer o atum enlatado, mas pode utilizar este peixe saudável de outras formas.
Assiste-se cada vez mais ao incentivo do consumo de peixes gordos, dado a gordura presente no peixe ser insaturada, sobretudo poli-insaturada do tipo ômega-3. Sabe-se que este tipo de gordura é protectora das doenças cardiovasculares.

Quando se fala em atum surge de imediato a imagem de um alimento enlatado quase pronto a comer.

Quanto à forma como este peixe é mais conhecido, vulgarmente, dentro de uma lata, diz Elsa Feliciano que «mantém as mesmas características a nível nutricional, mas o teor de sódio e a gordura são superiores à do peixe fresco».

As diferentes alternativas do atum enlatado – conservado em água, em óleo vegetal e em azeite – também influenciam as suas propriedades nutricionais.

Segundo a nutricionista da FPC, «a água torna-o um alimento menos gordo e mais natural e o azeite é uma gordura mais equilibrada que o óleo vegetal, logo tem mais qualidade. Em qualquer tipo de conserva é preciso escorrer muito bem, porque já é um peixe gordo por natureza e quanto menos gordura se consumir melhor».

Apesar de ter o teor de sal mais elevado e de ser mais gordo, o atum de conserva continua a enquadrar-se numa alimentação saudável. Aliás, especialmente, no Verão, é muito usado nas saladas.

O modo como é confeccionado não se confina a este prato. São imensas as maneiras de o utilizar na cozinha e os aficcionados deste peixe podem cair na tentação de o incluir em diversas refeições na mesma semana. Mas devem conter-se e ponderar a frequência com que o usam na alimentação.
«Embora integrado numa alimentação saudável, não deve abusar-se do seu consumo», alerta Elsa Feliciano. Fonte: JASfarma

Sugestão de leitura:


Siga @danny_mou no Instagram!

» 2 COMENTÁRIOS »

Batata Rösti

28th janeiro, 2017 by Danny Mou

Esta receita é simplesmente fantástica e muito saborosa. Aprendi com minha sobrinha, A-M-E-I e faço há muitos anos!

O segredo está em comprar a qualidade certa de batata, que não solta água: batata asterix. Ela tem a casca rosada e custa mais caro do que a batata comum vendida nos supermercados; mas vale à pena.

A receita é bem “a olho”! ;)

Calcule 1 1/2 batata (bem grande) por pessoa. Lave, descasque e cozinhe em água com sal até ficar macia (não deixe amolecer demais!). Deixe esfriar bem e guarde na geladeira por cerca de 6 horas. Após esse período, rale no sentido do comprimento (ralo grosso).

Eu uso a omeleteira, que faz justamente a porção individual. Quem não tiver, pode usar uma frigideira anti-aderente e fazer porção para 2 pessoas.

Leve a frigideira ao fogo, coloque uma farta porção de batata no fundo, salpique sal e despeje um pouco de azeite de oliva pelas beiradas. Arrume o recheio no centro, deixando um pouco afastado das bordas. Cubra bem com outra porção de batata e salpique sal. Tampe e deixe fritar em fogo médio. Sempre que for necessário, despeje azeite pelas beiradas. Vire com a ajuda de um prato, para dourar bem ambos os lados.

A primeira batata demora mais para ficar pronta, mas as próximas já pegam a frigideira bem quente e, consequentemente, fritam mais rápido! :)

.

Meus recheios favoritos:
- strogonoff de carne;
- mussarela, tomate seco e azeitona preta;
- carne moída com azeitona preta;
- mussarela e rúcula;
- presunto e queijo prato.

.

Receita publicada originalmente no Blog em 27/03/2009

Sugestão de leitura:


Siga @danny_mou no Instagram!

» 2 COMENTÁRIOS »

Suflê de Cenoura

2nd dezembro, 2016 by Danny Mou

Eu gosto de Suflê, mas confesso que tenho preguiça de bater as claras em neve… Estava procurando uma receita prática, quando a Monica (nos tempos da comunidade Bye Bye Gordura, ainda no Orkut) me ensinou esta. É tão fácil e rápida que já fiz dezenas vezes. O resultado é ótimo, fica levinho e saboroso!

Ingredientes:
- 2 cenouras médias, cozidas com temperos à gosto e picadas
- 200ml de leite (desnatado ou integral)
- 1 pacote 50g de queijo ralado
- 1 ovo
- 1 colher (sopa – bem cheia) farinha de trigo
- sal ou tempero em pó à gosto

Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e despeje numa forma média, untada com margarina e enfarinhada. Leve ao forno médio pré-aquecido, até dourar (cerca de 25 minutos).

Para ficar ainda mais saboroso, polvilhar 3 colheres (sopa) de parmesão ralado grosso por cima da massa (antes de assar).

Receita publicada originalmente no Blog em 02/10/2008

Sugestão de leitura:


Siga @danny_mou no Instagram!

» 3 COMENTÁRIOS »