Arquivo da Seção '23 Perguntas e Respostas'

Respostas Coletivas

29th novembro, 2008 by Danny Mou

>> Diário Pessoal, 29/11/08

Tenho recebido muitos comentários, e-mails e recados no orkut com dúvidas. Gostaria imensamente, mas não tenho tempo de responder à todos! Então, reuni algumas questões recebidas no último mês; assim, respondo aqui e fica acessível à todos! ;)

É importante salientar que essas respostas são pessoais e baseadas na minha experiência com a Gastroplastia, não devendo substituir as orientações médicas!

O que é metabolismo de proteinas?
Resposta: Não faço a menor idéia do que seja isso! Já procurou no “santo” google?

Você precisou fazer plástica?
Resposta: Esta é uma pergunta que sempre aparece! Não fiz nenhuma plástica, mas isso não quer dizer que não preciso.

Quando poderei ter certeza que minhas células adiposas já estão quebradas?
Resposta: Há muito tempo, eu li alguma coisa sobre esse assunto… Se não me falha a memória, quando emagrecemos as células de gordura apenas murcham. É preciso fico magro por mais de 5 anos, para elas se quebrarem definitivamente. Não tenho certeza absoluta, precisaria pesquisar, para ter uma resposta completa.

Quem são os profissionais mais experientes em Brasília?

Você conhece na região de Campinas ou na região de BH ou Montes Claros quem faz a cirurgia?

Resposta: Eu sou de São Paulo. Só posso indicar meu cirurgião, pois confio plenamente nele! ;)

Com quantos meses você comeu pipoca?
Resposta: Não me lembro mais, faz muito tempo. Eventualmente, eu como pipoca. Mas é sempre bom tomar cuidado, pois ela é viciante! hehehe

Você sabe dizer se a Rubranova engorda?
Resposta: Vitamina não tem caloria, portanto, não engorda.

Meu cabelo está caindo e minhas unhas estão frágeis, você sentiu as mesmas coisas?

Vou ter que tomar as injeções de noripurum e os meus cabelos estão caindo bastante, se você puder me dar alguma sugestões vou agradecer muito.
Resposta: Tomei 2 injeções de Noripurum, diluídas no soro, em maio de 2007. Foi super tranqüilo, não senti nada. Minhas as unhas não ficaram frágeis. Sobre queda de cabelos, escrevi um post bem completo, que vocês podem ler aqui!

Minha cirurgia estava marcada para o dia 04/12, mas o plano não autorizou, alegando de obesidade mórbida é doença preexistente, estou muito triste, já que essa informação não consta em contrato. Será que você pode me orientar?
Resposta: Normalmente, o prazo de carência para doença pré-existente é 2 anos. Eu não tenho conhecimentos profundos sobre esse assunto, para ajudá-la. Fale com algum advogado, para ter certeza que você não pode operar agora. Os planos de saúde estão tentando dificultar bastante, pois o número de cirurgias aumentou consideravelmente.

Tenho 1 mês e 7 dias de operada e tenho muita dúvidas na alimentação gostaria muito se pudesse me amostrar seu cardapio com 1 mês de bariatrica, pois sinto dificuldades em variedades na dieta.

Você pode me passar a dieta normal eu comecei a comer de tudo já, mas gostaria de ter um cardápio
Resposta: No começo da alimentação sólida, é muito importante a participação de uma nutricionista. Ela vai orientar a comer corretamente, de acordo com suas necessidades. Eu não tive cardápio “pronto”, fui liberada para tudo, exceto doces, gorduras, frituras, refrigerante (mesmo light ou diet) e bebidas alcoólicas; priorizando as proteínas animais em todas as refeições.

Acho que estou emagrecendo muito pouco, ja faz 40 dias e emagreci só 8 a 10 kilos.
Resposta: O médico pode te responder melhor, pois o emagrecimento varia de pessoa para pessoa. Normalmente, espera-se uma perda de 8% à 10% no 1º mês. Mas, como se trata de uma média, alguns emagrecem mais e outros menos. O importante é seguir a orientação nutricional direitinho e desencanar da balança. E evitar comparações também, pois cada um tem seu ritmo.

Estou na dieta liquida e estou super bem, nada de nauseas e nada de vômitos mas nao estou mais aguentando minhas sopinhas vono, meu iogurte light com leite desnatado, minhas gelatinas diet… poderia me dar algumas dicas pra variar “se possivel” minha dieta liquida.
Resposta: Cada equipe médica trabalha de uma maneira diferente, então é bom sempre seguir as orientações recebidas. De qualquer maneira, minha dieta líquida está toda descrita aqui no blog!

Sugestão de leitura:


Siga @danny_mou no Instagram!

» 13 COMENTÁRIOS »

Perguntas & Respostas V

3rd setembro, 2008 by Danny Mou

Precisei retirar do site o formulário para envio de Dúvidas,
pois estava recebendo coisas impossíveis de responder, como: interpretação de exames, indicação de remédios, explicação sobre doenças, pedidos de dietas, etc… Plagiando meu amigo Exgordo Cid Penteado,
Eu sou o paciente e não o médico!

Coluna Borboleta de Sucesso, feita pelo Blog da Patthy (agosto/08):

Nome: Danny Mou
Idade: digamos que eu rejuvenesci 10 anos! :)
Cidade/Estado: Sampa City / SP
Peso inicial: 111,5Kg
Peso atual: oscila entre 61Kg e 62Kg
Sua meta: era 65Kg; cheguei em 59Kg, depois estabilizei.
Data Cirurgia: 17/08/05
Tipo da Cirurgia: Capella por video
Convenio: Sul América
Médico: Dr. Marcelo Roque (Instituto Garrido)
Hospital: Santa Rita
blog? www.byebyegordura.com.br
msn? nop

Porque decidiu operar?
Desde quando estava na obesidade morbida?
Fiquei 10 anos na obesidade, sendo os 2 últimos na obesidade mórbida.
Percebi que estava no “fundo do poço” no dia 30 de dezembro de 2004, quando entrei numa piscina infantil com minha filha (na época ela tinha 3 anos). Brincamos bastante e somente na hora de sair é que eu percebi que não tinha escada! Foi um espetáculo triste e deprimente… Nem gosto de me lembrar, mas que desencadeou dentro de mim a importância de emagrecer com urgência!

Teve alguma dificudade até a cirurgia? Como por ex. falta de apoio da familia ou problemas com convenio ou espera na fila do sus?
Meu pré-operatório durou 7 meses, pois troquei de convênio e, conseqüentemente, de equipe médica. Mas foi tudo tranqüilo, sem nenhuma dificuldade.

Participou de grupos antes da cirurgia?
Antes, não; somente depois de operada, passei a freqüentar as reuniões mensais do Grupo de Apoio Psicológico.

Como foi seu pós-operatorio no hospital?
Foi mais fácil do que eu imaginava, sem dores, enjôos ou vômitos.

(mais…)

Sugestão de leitura:


Siga @danny_mou no Instagram!

» 10 COMENTÁRIOS »

Perguntas & Respostas IV

3rd setembro, 2008 by Danny Mou

Durante a semana (31/03 à 07/04/08), estive no “paredão” da comunidade do orkut: Elas após a Gastroplastia! Trata-se de uma brincadeira, onde os participantes da comunidade fazem perguntas para a entrevistada escolhida. Como apareceram dúvidas bastante freqüentes e que podem ajudar outras pessoas, resolvi transferir para cá algumas destas questões:

Pergunta: Como você se auto-define? Quem é Danny Mou HOJE?
Resposta: “Eu era uma mulher forte, decidida e determinada… Acabei perdendo essas características ao ficar 10 anos praticamente sem viver, por causa de uma doença séria, chamada obesidade. Depois que eu consegui dar a volta por cima e agora mantenho a doença sob controle (pois sei que não existe cura definitiva), consegui voltar a ser eu mesma.
Ainda estou em transformação, mas já recuperei as caracterísiticas acima! E para quem não conhece meu lado pessoal, sou apaixonada pelo meu marido e mãe realizada!

Pergunta: Quanto tempo de cirurgia? Quantos kg off?
Resposta: 2 anos e 7 meses e 52Kg OFF

Pergunta: Qual o maior sonho realizado após a Gastro?
Resposta: Foram muitos, sem dúvida. Mas voltar a ter ânimo e disposição para realizar as coisas, está entre os maiores.

(mais…)

Sugestão de leitura:


Siga @danny_mou no Instagram!

» 6 COMENTÁRIOS »

Perguntas & Respostas III

3rd setembro, 2008 by Danny Mou

>> Janeiro/07:
Conforme prometido, estou respondendo algumas perguntas que recebi por leitores do site, via e-mail, comentários ou pelo orkut. É importante salientar que essas respostas são pessoais e baseadas na minha experiência com a Gastroplastia, não devendo substituir as orientações médicas.

Perg: Você teve medo de morrer na cirurgia?
Resp: Não, nunca tive medo de morrer na cirurgia. Aliás, só pensei nesse assunto uma vez e fiquei tranqüila, pois se acaso eu morresse, minha filha (com 3 anos e meio na época), seria bem cuidada pelo pai dela.

Perg: Você teve medo de ter alguma complicação após a cirurgia?
Resp: Sim, tive muito medo de desenvolver uma fístula e precisar retornar ao Hospital e colocar a sonda naso-gástrica para alimentação enteral (procedimento adotado pela minha equipe médica, para os operados via videolaparoscopia).

Perg: Em algum momento você se arrependeu de ter operado?
Resp: Nunca, nem por 1 segundo.

Perg: Como você conseguiu emagrecer tão rápido?
Resp: Eu me esforcei muito para isso, seguindo toda a orientação nutricional, comendo balanceadamente e fazendo caminhadas diárias. Acho isso fundamental após a cirurgia: reeducação alimentar. Não só para atingir o peso desejado, mas, principalmente, para conseguir mantê-lo depois!

Perg: Você só fez caminhadas? Não foi numa academia?
Resp: Só fiz caminhadas, 5 vezes por semana. Queria muito ter frequentado uma academia, mas por motivos pessoais não pude. Acho que musculação pode ajudar muito e pretendo fazer esse ano.

(mais…)

Sugestão de leitura:


Siga @danny_mou no Instagram!

» 3 COMENTÁRIOS »

Perguntas & Respostas II

3rd setembro, 2008 by Danny Mou

.

DÚVIDAS (recebidas por e-mail – 2006)

01. Qualquer obeso pode se submeter à uma cirurgia bariátrica?
Não, somente aqueles com Obesidade Mórbida e IMC acima de 40. Para obesos com IMC acima de 35, cirurgias são indicadas, caso haja alguma comorbidade (diabetes, hipertensial arterial, etc).

02. Como saber qual a cirurgia mais indicada para o meu caso?
O melhor é pesquisar bastante, conversar com outras pessoas já operadas e, principalmente, assistir uma Palestra para Não Operados, onde todos os procedimentos são explicados, as dúvidas esclarecidas e a Equipe Médica apresentada. A consulta com o cirurgião é fundamental, para que ele possa fazer uma avaliação completa e indicar o procedimento mais adequado.

03. Quanto tempo dura a cirurgia e quantos dias preciso ficar no Hospital?
A cirurgia dura cerca de 2h30 em média. Mas pode variar de 1h à 4h, dependendo da dificuldade encontrada pelos cirurgiões. A internação é normalmente de 3 dias, contados à partir do 1° dia após a cirurgia. Para videolaparoscopias, a alta poderá ocorrer em 2 dias.

04. Qual é a diferença entre a cirurgia “aberta” e a por “vídeo”?
O procedimento interno é o mesmo em ambos os casos. Na cirurgia aberta, o corte tem entre 12 e 18 cms, acima do umbigo. Por vídeo, são 6 pequenas incisões com cerca de 2 cms cada e a recuperação é mais rápida.

(mais…)

Sugestão de leitura:


Siga @danny_mou no Instagram!

» 7 COMENTÁRIOS »

Perguntas & Respostas I

3rd setembro, 2008 by Danny Mou

14. O que são co-morbidades?
Co-morbidades são outros distúrbios associados a uma doença. No caso da Obesidade Mórbida, são consideradas co-morbidades a Diabetes, Pressão Alta, Problemas de Coluna ou Joelho, Esteatose Hepática (Gordura no Fígado), Apnéia do Sono ou aos Esforços Físicos, entre outros.

15. Após a cirurgia, as fezes ficam com odor exagerado?
Na técnica que eu utilizei, Capella + Y de Roux, não. Em outras técnicas, que diminuem muito o tamanho do intestino delgado, isso pode ocorrer sim. Mas, seguindo a orientação nutricional e tomando os medicamentos adequados, é possível controlar esse odor exagerado.

16. Depois da Gastroplastia é normal adquirir pedras na vesícula?
Não existe relação entre a Gastroplastia propriamente dita e o surgimento de pedras na vesícula. Essas pedras (ou cálculos) tendem a se formar em pessoas muito obesas ou após um emagrecimento muito rápido. Então, nós, que fomos obesos mórbidos e, após a cirurgia, emagrecemos rapidamente, temos uma grande propensão para desenvolver as pedras na vesícula.

(mais…)

Sugestão de leitura:


Siga @danny_mou no Instagram!

Related Posts with Thumbnails

» 35 COMENTÁRIOS »