Couve-Flor Gratinada

>> Diário Pessoal, 12/09/08

Eu gosto bastante de couve-flor, principalmente na salada. Eu sempre via muitas receitas diferentes para prepará-la, mas a base de molho branco – coisa que eu não como de maneira alguma!!! Quando uma amiga me passou esta receita de Couve-Flor Gratinada, logo me interessei pois é feita com molho vermelho; aí agradou em cheio meu paladar! :D

Além de rápida, pode ser preparada no microondas; o que facilita ainda mais.

Couve-Flor Gratinada

Num refratário pequeno misture:
1/2 couve-flor cozida “al dente” separada em buquês
presunto magro picado (ou peito de peru defumado)
azeitonas pretas fatiadas

Despeje o molho de sua preferência (sugo ou bolonhesa), cubra com fatias de mussarela e salpique 1 colher (sopa) parmesão ralado e orégano (opcional).

Leve ao microondas ou ao forno médio, para o queijo derreter.

Eu faço um molho à bolonhesa com muita carne. Fica show!! :)

Informações sobre Couve-Flor:

As folhas que envolvem a couve-flor e que geralmente são desprezadas, possuem muitas propriedades nutritivas. Para que possamos aproveitar ao máximo seus valores nutritivos devemos comer não só o buquê, mas suas folhas e hastes cozidas, em pouca água.

A couve-flor é rica em Beta-caroteno, Vitaminas do Complexo B e C, Fósforo, Ferro, Sódio, Cloro, Potássio, Enxofre e em Cálcio. Possui poucas calorias (100 gramas fornecem 33 calorias).

A couve-flor deve ter uma coloração branca com tendência ao creme, ter as florzinhas bem unidas, com aparência granulada. Escolha a couve-flor bem redonda, com talos firmes sem espaços entre o buquê. Não compre as que apresentarem manchas ou picadas de insetos.

A couve-flor quando cozida demais, fica mole e libera compostos sulfurosos, ganhando odor desagradável e sabor amargo. Cozinhar “al dente” e com a panela destampada, pois ajuda a dispersar esses compostos. Fonte: Hortifruti

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