Arroz Integral

>> Diário Pessoal, 16/09/08

Como vocês já sabem, eu troquei todos os alimentos feitos com farinha branca por integrais, desde que passei a ter crises de Hipoglicemia. Isso já faz quase 1 ano e meio! Me adaptei muito bem! :D

É claro que não sigo a “ferro e fogo”, mas procuro – principalmente em casa – consumir produtos integrais, pois são mais nutritivos e saudáveis. Mas, como sempre digo, não são menos calóricos.

Falando especificamente do arroz… Nunca fui uma grande fã de arroz. Nos primeiros meses pós gastroplastia, ele raramente aparecia no meu cardápio. Muitas pessoas me perguntaram o motivo de eu não comer arroz. E a resposta sempre foi a mais clara e simples possível: “Não como, pois não ligo para arroz”. Ainda mais no começo, quando comemos muito pouco mesmo, ele ocuparia o lugar de outro alimento mais gostoso para mim! hehehe

Eu nunca tinha experimentado arroz integral. Se eu já não comia o normal, imaginem então o integral? Mas, como sempre na vida, devemos nos adaptar às diversas situações que aparecem… passei a precisar dos produtos integrais, para equilibrar minha taxa de glicose!

Resolvi então experimentá-lo e, para minha surpesa, gostei. Continuo não sendo uma grande consumidora de arroz, mas aprendi a saborear o integral. E o meu favorito é o do tipo cateto (aquele pequeno e arredondado).

Arroz Integral com Palmito e Azeitona

1 xícara (chá) de arroz integral cateto
4 xícaras (chá) água fervente
1 dente de alho picadinho
1/2 cebola pequena, bem picadinha
1/3 xícara (chá) de azeitonas fatiadas (preta ou verde)
2/3 xícara (chá) palmito picado => eu uso pupunha
sal
óleo para refogar

Lave o arroz, escorra e deixe secar bem.
Doure a cebola e o alho numa panela, com um fio de óleo. Coloque o arroz bem seco e deixe fritar, até começar a estalar. Fique mexendo para não queimar. Acrescente o palmito e a azeitona, misture. Despeje a água fervente e o sal. Cozinhe em fogo baixo, por 40 minutos.
Na hora de servir, pode polvilhar salsinha picadinha. Eu prefiro, alho frito! ;)

Mais informação sobre Arroz Integral:

>> O arroz cateto integral caracteriza-se por apresentar grãos intactos, preservando a sua película e o gérmen, onde se encontram a maior parte dos nutrientes. Os grãos são curtos, curvados e translúcidos, com maior quantidade de amido, que o tornam mais macios e cremosos se comparados ao tipo agulinha (longo). Contêm: carboidratos complexos, fibras, proteínas, vitaminas do complexo B, minerais. Quando consumido com alguma leguminosa (como feijão, lentilha, grão-de-bico), na proporção de 3 partes do arroz para 1 de leguminosa proporciona para o organismo uma combinação de proteínas vegetais de ótima qualidade. Fonte: Site Mãe Terra

>> O grão de arroz é constituído por casca, película, germe e endosperma, sendo que as vitaminas e os minerais estão concentrados na película e no germe. O arroz integral é aquele que mantém todos os nutrientes do grão, pois dele se retira somente a casca, diferente do arroz refinado (branco), formado apenas pelo endosperma do grão que contém basicamente amido. O arroz integral é uma excelente fonte de fibras, proteínas, minerais e vitaminas do complexo B, que são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Fonte: Vitao

[email_link]

Sugestão de leitura:


Siga @danny_mou no Instagram!

| Deixe seu COMENTÁRIO AQUI |

2 Respostas para “Arroz Integral”

    Gravatar
  1. Ingrith Diz:

    Eu como arroz normal, pq lá em casa ninguem gosta, mas nos restaurantes prefiro integral!

  2. Gravatar
  3. Letícia Diz:

    Eu como arroz integral porque gosto e sei que é saudável.
    Sou uma mulher com sobrepeso, porém gosto de comer alimentos que são saudáveis, mesmo que tenham mais calorias.
    Faço um refogado de verduras ( pimentão vermelho, pimentão amarelo, brócolis, repolho, cebola, alho) tudo com um fio de óleo de oliva.
    Depois que cozinhei o arroz por 40 min, desligo o fogo e deixo cozinhando apenas com o vapor para deixar bem soltino.
    Junto o refogado com o arroz integral e fica maravilhoso. As verduras ficam mais inteirinhas e o arroz não fica empapado se cozido junto ao legumes.

Escreva, comente, participe do Blog!!!

Os comentários serão respondidos por aqui, então retorne para ler sua resposta.

Siga @dannymoubbg no Twitter!