Alcachofra

>> Diário Pessoal, 28/10/08

Existem 2 tipos de alcachofra: alcachofra flor (pertence à família dos girassóis) e alcachofra de Jerusalém, que é um tubérculo semelhante à batata (muito rara no Brasil). A alcachofra é um vegetal flor e é considerado uma igraria muito sofisticada. A princípio pode parecer difícil prepará-la, mas, vale a pena.

Pode ser servida de várias maneiras: inteira e cozida, da qual retiramos as pétalas com a mão e mordemos levemente a base da pétala. Podemos servir sempre depois de cozido o fundo da alcachofra recheado, à milanesa ou fatiado e refogado para tortas. A ponta das pétalas e as sedas que estão sobre o fundo não são comestíveis. Ao servir alcachofra como entrada sirva uma por pessoa.

Para que possamos aproveitar melhor as qualidades da alcachofra devemos servi-la cozida, sem esquecer de aproveitar a água onde foi preparada (rica em nutrientes) para fazer sopas e caldos.

A alcachofra é um alimento rico em Vitamina niacina (B3), ácido fólico e nos minerais Ferro, Potássio e Zinco. Ajuda a manter o bom funcionamento dos rins, auxilia na digestão e nos problemas da vesícula biliar. Além disso, pode baixar as taxas de gordura e colesterol, reduzir a retenção de líquidos e ajudar a equilibrar as taxas de açúcar no sangue.

100 gramas de alcachofra cozida fornecem 16,7 calorias. Fonte: Hortifruti

Salada de Alcachofra com Rúcula

Ingredientes por pessoa:
- 1 fundo de alcachofra (já cozido com sal)
- 3 ou 4 folhas grandes de rúcula
- 1 fatia grossa de queijo branco, cortada em tiras
- 1 tomate seco grande
- 1 azeitona preta grande
- azeite de oliva
- alho frito

Arrume as folhas de rúcula no prato. Bem no centro, coloque o fundo de alcachofra, o tomate seco e a azeitona por cima. Arrume as tiras de queijo branco. Despeje um fio de azeite e polvilhe o alho frito.

Esta salada é sofisticada, leve e deliciosa! ;)

[email_link]

Sugestão de leitura:


Siga @danny_mou no Instagram!

Uma Resposta para “Alcachofra”

    Gravatar
  1. patthy Diz:

    amo alcachofraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Escreva, comente, participe do Blog!!!

Os comentários serão respondidos por aqui, então retorne para ler sua resposta.

Siga @dannymoubbg no Twitter!