Creme de Papaya com Cassis

Sobremesa fácil, levíssima e deliciosa! :D

Porção individual:
- 1/2 mamão papaya picado
- 1 copo pequeno de yogurte natural bem gelado (consistência firme)
- 1 colher (sopa) licor de Cassis => opcional

Porção individual:
Bater o papaya e o yogurte no liquidificador, até ficar bem cremoso. Coloque numa tacinha e despeje a colher de licor delicadamente por cima. Se quiser, pode enfeitar com 1 cereja em calda.

Dica: esta sobremesa deve ser feita na hora, pois o mamão pode amargar. ;)

Receita publicada originalmente no Blog em 02/04/2009

Mais informação sobre Mamão:

O mamoeiro é uma fruteira tipicamente tropical, antiquíssima, originária do noroeste da América do sul. Foi introduzida no Brasil, na costa brasileira pelos portugueses no final do século XVI. Em pouco tempo se espalhou por todo território nacional.
O mamão é uma fruta pouco energética (40 calorias 100g) devido ao seu elevado teor de água (90%). É rico em vitamina C, ácido fólico, betacaroteno, potássio e fibras, principalmente pectina. No mamão também é encontrada a papaína, uma enzima proteolítica com capacidade de fazer uma “pré-digestão” das proteínas. Age de maneira semelhante a pepsina, enzima produzida pelo ser humano, responsável pela digestão das proteínas da dieta.

A papaína, enzima extraída do mamão, tem os mais variados usos na indústria têxteis, farmacêuticas, de alimentos e de cosméticos. O leite que sai das frutas quase maduras pode ser usado para amaciar as carnes mais duras e as deixam também mais saborosas.

Quando verde, o mamão deve ser guardado em lugar fresco, embrulhado em um jornal. Nunca devemos riscá-lo com faca ou outro objeto, porque o líquido extraído contém substâncias nutritivas que ajudam a melhorar seu sabor.

É um alimento rico em minerais, Potássio, Fósforo, Cálcio, Ferro e Sódio, além de conter Vitamina C, Vitaminas do Complexo B e Beta-caroteno (provitamina A). Apresenta, ainda, papaína, enzima natural que ajuda na digestão das proteínas.

O mamão tem propriedades laxativas, calmantes, além de ser purificador do sangue. Suas sementes têm ação contra vermes e seu grande conteúdo em Beta-caroteno o torna um poderoso antioxidante.

100 gramas de mamão papaya fornecem 36 calorias.

O mamão bom para o consumo não deve ter rachaduras, partes escuras ou machucadas, nem picada de inseto. A casca deve ser firme. Quando verde deve ser deixado em local fresco e arejado para terminar o amadurecimento. Fonte: Hortifruti

Sugestão de leitura:


Siga @danny_mou no Instagram!

Uma Resposta para “Creme de Papaya com Cassis”

    Gravatar
  1. Nubia Diz:

    Querida Danny…….
    Tudo bem né!
    Aqui em Goiás está tudo bem!
    Eu amo suas receitas,sempre faço e dá certo.
    Mil vezes parabéns.

Escreva, comente, participe do Blog!!!

Os comentários serão respondidos por aqui, então retorne para ler sua resposta.

Siga @dannymoubbg no Twitter!