Massa de Panqueca Integral

>> Diário Pessoal, 24/11/08

Esta receita é prática e muito fácil de fazer. Rende 16 unidades médias, mas pode ser feita pela metade. Na foto, usei como recheio: carne moída refogada bem sequinha, ovo cozido picadinho e lascas de azeitona preta; uma combinação perfeita! :)

Eu não gosto de Panqueca “nadando” em molho, então coloco apenas um pouco por cima, salpico queijo ralado e levo ao microondas para aquecer.

Massa de Panqueca Integral

3 colheres (sopa) de óleo
2 xícaras (chá) de leite
2 ovos
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1 colher (chá) de sal ou tempero em pó à gosto
1/2 xícara (chá) de Aveia em flocos finos
óleo para untar

Bata todos os ingredientes no liquidificador, até ficar uma massa homogênea.
Aqueça uma frigideira untada com pouco de óleo, coloque uma pequena porção de massa e deixe dourar levemente. Vire com a espátula e deixe dourar do outro lado. Recheie a gosto.

Para ficar ainda mais saborosa e nutritiva, acrescento 3/4 xícara (chá) de beterraba ralada crua e bato tudo junto no liquidifcador. A cor da panqueca fica linda! :D

Mais informação sobre Beterraba:

A beterraba é uma raiz que aparece em três colorações: branca, de onde se extrai o açúcar, amarela ou vermelha. Além do açúcar, esse legume é muito rico em vitaminas A, do Complexo B e vitamina C (que só é aproveitada pelo organismo quando a beterraba é consumida crua) e em sais minerais, como sódio, que protege o organismo contra a perda excessiva de líquidos; potássio, necessário para a atividade muscular normal; zinco, elemento necessário aos tecidos cerebrais; e magnésio, que é constituinte do osso e regula as funções musculares e nervosas.
A riqueza em potássio torna este alimento útil na normalização da tensão arterial. Contém fibras solúveis que ajudam a baixar os níveis de colesterol total e LDL (mau colesterol), implicados no risco acrescido de doenças cardiovasculares.

Deve-se evitar cozinhá-lo em excesso para evitar perda de nutrientes. No preparo de sucos, a beterraba pode ser combinada com laranja, limão, abacaxi e caju.

É um alimento rico em Vitaminas do Complexo B (B1, B2), Vitamina C e Betacaroteno (provitamina A). Também é fonte dos minerais Flúor, Manganês, Cálcio, Fósforo, Ferro, Cobre, Sódio, Potássio, Cloro, Zinco e Magnésio.

A beterraba previne anemia, deixa dentes e gengivas fortes e facilita a digestão. Além disso, seu suco é tônico, refrescante e tem pequeno efeito laxante. Por ser rica em Vitamina B1, a Beterraba é um bom alimento para a saúde do sistema nervoso.

100 gramas de beterraba crua fornecem 48,9 calorias. Cozida: 44,1 calorias.

Ao comprar, escolha beterrabas de cor bem firme e de tamanho médio. A casca deve ser lisa, sem rechaduras e com folhas brilhantes, sinal de que o legume está fresco. Fonte: Hortifruti

Minha dica:
Cozinhe a beterraba inteira e com casca, por 20 minutos, dentro da panela de pressão com o feijão. Assim, aproveitamos no caldo do feijão, todos os nutrientes da Beterraba.

[email_link]

Sugestão de leitura:


Siga @danny_mou no Instagram!

4 Respostas para “Massa de Panqueca Integral”

    Gravatar
  1. Cíntia Diz:

    Olá Danny,

    Faz três mêses que acompanho seu blog, pois, iniciei minha tragetória rumo a gastroplastia em 19 de Agosto deste ano.
    Parabéns por seus resultados e sou muito grata por todas as informações que disponibiliza neste blog!
    As receitas são ótimas assim como os relatos de cada fase superada pré e pós operatório me ajudam e incentivam diariamente.
    Um grande beijo e mais uma vez obrigada!

  2. Gravatar
  3. Ingrith Diz:

    Qdo eu for pra SP quero almoçar na sua casa, tá? rsrs

  4. Gravatar
  5. Eliana Diz:

    adoro tudo que escreve nos informando, só que “antes eu copiava, colava e imprimia, agora não da mais snif buáaaaaa

  6. Gravatar
  7. Claudinha Diz:

    Ai danny vc não existe mesmo né??
    Nossa como tem tanto tempo pra responder esse monte de pergunta que te fazem e tbm paciencia por isso te admiro tanto pois dessa forma vc ajuda muita gente de uma vez só parabens amiga por ser como vc é!!!Que saudade de ler mais seu blog …eu to mesmo muito corrida no trabalho ma sempre que consigo venho xeretarbeijokas saudades Claudinha

Escreva, comente, participe do Blog!!!

Os comentários serão respondidos por aqui, então retorne para ler sua resposta.

Siga @dannymoubbg no Twitter!