Torta de Brócolis com Ricota

>> Diário Pessoal, 03/04/09

A receita original, publicada da Revista Diva, era de “Muffins”, mas como as minhas formas de empada são muito pequenas, preferi usar um refratário e fazer como torta mesmo! ;)

Além de fácil, fica bem macia e acompanha muito bem uma carne.

Torta de Brócolis com Ricota:

7 buquês de brócolis cozidos e picadinhos => usei o brócolis tipo Ninja
3 colheres (sopa) de margarina => pode ser light
2 ovos
1/2 xícara (chá) ricota passada pela peneira
1 cubo de caldo de legumes => usei Knorr Vitalie
1 xícara (chá) farinha de trigo
1 colher (sopa) fermento em pó
1 xícara (chá) mussarela picada para cobertura

Cozinhe o brócolis no vapor, até ficar “al dente” (não precisa acrescentar tempero). Pique 7 buquês e reserve.
Numa tigela, misture a margarina, os ovos e a ricota. Esfarele sobre a mistura o caldo de legumes e misture bem. Junte o brócolis já frio e a farinha com o fermento em pó. Misture delicadamente, até incorporar tudo.

Unte e enfarinhe um refratário médio (ou forminhas – se preferir), despeje a massa e polvilhe mussarela por cima. Forno médio pré-aquecido, asse por cerca de 20 minutos.

Mais informação sobre Brócolis:

Admirado por vários povos como um dos alimentos mais formidáveis e completos da nossa nutrição, o brócolis pertence à família das crucíferas, e assemelha-se à couve-flor. Do brócolis podem ser consumidos suas folhas, flores e talos.

Não cozinhe por muito tempo. O excesso de cozimento libera compostos de enxofre de odor desagradável, além de perder parte dos nutrientes.

O brócolis, como outros vegetais crucíferos, é rico em compostos que possuem atividades anti-cancerígenas no nosso organismo. É possível preservar a maior parte de seus nutrientes cozinhando-o no vapor, fritando-o até ficar crocante e tenro ou no microondas. O brócolis é excelente fonte de vitaminas A e C. É pouco calórico com alto teor de fibras.

É rico em Betacaroteno (provitamina A), Vitaminas C e E , Vitaminas do Complexo B, Ácido Fólico e nos minerais Ferro, Cálcio e Zinco. Contém, ainda, elementos químicos especiais conhecidos por proteger o organismo contra o câncer.

O brócolis ajuda a prevenir e a tratar a anemia, protege contra o câncer de pulmão, do cólo e mama, é rico em antioxidantes Betacaroteno e Vitaminas C e E, protegendo contra doenças do coração, derrame e catarata.

100 gramas de brócolis cru fornecem 37 calorias. Cozido: 36 calorias

Para uma boa compra é só verificar se seus talos e flores estão bem fechados e de cor verde-escura, sem marcas de picadas de insetos. Folhas e flores amareladas indicam que o brócolis está velho.

Sugestão de leitura:


Siga @danny_mou no Instagram!

2 Respostas para “Torta de Brócolis com Ricota”

    Gravatar
  1. Cris Diz:

    Adorei a receita!!!!
    Vou fazer!!!
    Você sempre tem informações muito interessantes.
    Está de parabéns!!
    Beijos

  2. Gravatar
  3. Cristiane Diz:

    Será que posso substituir por ( ou acrescentar) beringela?

Escreva, comente, participe do Blog!!!

Os comentários serão respondidos por aqui, então retorne para ler sua resposta.

Siga @dannymoubbg no Twitter!