Linhaça

>> Diário Pessoal, 15/08/09

Dieta da Linhaça – Ajuda a emagrecer e traz benefícios à saúde

A linhaça é um alimento rico em lignina e fitoestrogênio, substâncias que ajudam na redução do peso. Estudos comprovaram que mulheres que ingerem mais lignina possuem índice de massa corpórea (IMC) menor. Esta substância ajuda a reduzir o apetite e as células gordurosas.

A lignina é bastante conhecida para ajudar na redução dos tumores da mama. Foi comprovado que este composto atua na apoptose celular, matando as células defeituosas.

O segredo está na casca da linhaça que é rica em proteínas, minerais e vitaminas. Entre as vitaminas presentes na linhaça o detaque vai para a vitamina E, que contribui para evitar o envelhecimento precoce.

A linhaça é fonte de ácido graxo ômega-3 e ômega-6, contribuindo para a saúde do coração, auxiliando na redução do colesterol ruim (LDL), responsável pelo entupimento nas artérias.

Por ser fonte de fibras, a linhaça também ajuda o intestino a funcionar melhor.

Se você quer perder peso com saúde acrescente a linhaça nos sucos, iogurtes e leite. Para aproveitar integralmente os seus nutrientes o ideal é triturá-la. Evite guardá-la triturada por muito tempo pois ela pode perder os seus nutrientes.

A semente da linhaça pode ser consumida com pães e em saladas, fica uma delícia!

Não adianta consumir linhaça de forma exagerada, o excesso pode prejudicar a membrana das células e interferir na absorção dos nutrientes. O ideal é consumir de uma a duas colheres de sopa por dia.
Fonte: Dieta Light

.

Linhaça – Benefícios

A linhaça é um alimento super completo e faz o maior sucesso entre aquelas pessoas preocupadas com a saúde e a beleza. A semente do linho já era usada em momentos antigos da história – em mumificações no Egito, vestígios apontam que era usada para tratamento de ferimentos e presentes em rituais.

Considerada um alimento rico em fibras, a casca contém proteínas, minerais e vitaminas. Possui ainda ômega 3 (especialmente a chamada linhaça dourada), ômega 6. Importante lembrar que esses nutrientes (“os ômegas”) contribui muito para a saúde cardiovascular com a redução do LDL (o colesterol ruim). Não para por aí! Essa sementinha ainda tem vitamina E – que contribui para o bom funcionamento das células. Várias pesquisas apontam que a linhaça contribui para diminuir o risco de algumas doenças, aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular! Tudo isso afasta o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas.

Linhaça

Além disso, auxilia no bom funcionamento do intestino, auxilia no emagrecimento e até dá aquela ajuda para melhorar o cabelo e a pele. Embora a linhaça tenha ficado famosa por ajudar a saciar a fome e contribuir com a perda de peso (acelera o metabolismo), pode-se perceber que seus benefícios não são apenas esses e são muitos!

Pesquisas da Universidade de Toronto (Canadá) apontam mais – que a semente de linhaça é capaz de barrar a metástase em pacientes com câncer de mama (evita que esse tipo de tumor se espalhe e tome conta do organismo). Eita sementinha “porreta”! Se você anda com preguiça, coma linhaça que também dá a maior vitalidade!

Não caia de cabeça na sementinha! A inclusão da semente de linhaça na alimentação deve ser feita de forma gradativa e regular. Por isso não pense que é comer apenas um dia e achar que está tudo resolvido! Deve-se comê-la diariamente. Há quem diga que uma colher de sopa por dia é o suficiente!

Prepare-se para incrementar sua vida de forma mais saudável! Coloque mais energia e saúde em sua alimentação com a ingestão de linhaça! Faça a diferença!
Fonte: Mulher Digital

.

Sementes de linhaça cheias de benefícios

A linhaça é uma semente que traz muitos benefícios á saúde, ela vem do linho, possui nutrientes que o nosso corpo necessita. Lembrando que seu óleo também é muito utilizado. A semente é uma fonte alimentar de lignanas.

Então vejam agora alguns benefícios.

- Ajuda a retardar o envelhecimento.
- Utilizada no período da menopausa.
- Repõe os hormônios.
- Ajuda a prevenir o câncer de mama.
- Ajuda a diminuir peso e acne.
- Bom para o sistema imunológico.
- Tem como prioridade a defesa orgânica.
- Combate ao mau colesterol.

A melhor maneira de usá-la é batendo no liquidificador 2 colheres de sopa e misturar no suco, iogurte, sobre a fruta, etc. Não há contra-indicação para pessoas saudáveis!
Fonte: Mundo das Tribos

.

Conheça as propriedades da linhaça

É considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças.

Seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular.

Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza.

As investigações e a experiência clínica têm demonstrado que o consumo em forma regular de semente de linhaça previne ou cura as seguintes doenças:

* CÂNCER: de mama, de próstata, de cólon, de pulmão, etc., etc. A semente de linhaça contém 27 componentes anti-cancerígenos, um deles é a LIGNINA. A semente de linhaça contém 100 vezes mais Lignina que os melhores grãos integrais. Protege e evita a formação de tumores.

* BAIXA DE PESO: A linhaça moída é excelente para baixa de peso, pois elimina o colesterol em forma rápida. Ajuda a controlar a obesidade e a sensação desnecessária de apetite, por conter grandes quantidades de fibra dietética, tem cinco vezes mais fibra que a aveia. Se você deseja baixar de peso, tome uma colher a mais pelas tardes.

* SISTEMA DIGESTIVO: Previne ou cura o câncer de colon. Ideal para artrite, prisão de ventre, acidez estomacal. Lubrifica e regenera a flora intestinal. Expulsão de gases gástricos. É um laxante por excelência.

* Elimina toxinas e contaminadores. A linhaça contém em grandes quantidades dos dois tipos de fibras dietéticas solúvel e insolúvel. Contém mais fibra que a maioria dos grãos.

* SISTEMA NERVOSO: É um tratamento para a pressão. As pessoas que consomem linhaça sentem uma grande diminuição da tensão nervosa e uma sensação de calma. Ideal para pessoas que trabalham sob pressão. Melhora as funções mentais dos anciãos, melhora os problemas de conduta (esquizofrenia). A linhaça é uma dose de energia para teu cérebro, porque contém os nutrientes que reduzem mais urotransmissores (reanimações naturais).

* SISTEMA INMUNOLÓGICO: A semente de linhaça por conter os azeites essenciais Omega 3, 6, 9 e um grande conteúdo de nutrientes que requeremos constantemente, faz com que nosso organismo fique menos doente, por oferecer uma grande resistência às doenças. Contém grandes quantidades de rejuvenescedor, pois retém o envelhecimento. A linhaça é útil para o tratamento da anemia.

* SISTEMA CARDIOVASCULAR: É ideal para tratar a arteriosclerose, elimina o colesterol aderido nas artérias, esclerose múltipla, trombose coronária, alta pressão arterial, arritmia cardíaca, incrementa as plaquetas na prevenção da formação de coágulos sanguíneos. É excelente para regular o colesterol ruim. O uso regular de linhaça diminui o risco de padecer de doenças cardiovasculares. Uma das características UNICAS da linhaça é que contém uma substância chamada taglandina, a qual regula a pressão do sangue e a função arterial e exerce um importante papel no metabolismo de cálcio e energia.

* DOENÇAS INFLAMATÓRIAS: O consumo de linhaça diminui as condições inflamatórias de todo tipo. Referem-se a todas aquelas doenças terminadas em “TITE”, tais como: gastrite, hepatite, artrite, colite, amidalite, meningite, etc.

* RETENÇÃO DE LÍQÜIDOS: O consumo regular de linhaça ajuda aos rins a excretar água e sódio. A retenção de água (Edema) acompanha sempre à inflamação de tornozelos, alguma forma de obesidade, síndrome pré-menstrual, todas as etapas do câncer e as doenças cardiovasculares.

* CONDIÇÕES DA PELE E CABELO: Com o consumo regular de sementes de linhaça você notará como sua pele volta-se mais suave. É útil para a pele seca e pele sensível aos raios do sol. É ideal para problemas na pele, tais como: psoríase e eczema. É excelente para a calvície. Essa é uma boa notícia para quem sofre de calvície.

* DIABETE: O consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangre. Esta é uma excelente notícia para os insulinos – dependentes.

* VITALIDADE FÍSICA: Um dos mais notáveis indicativos de melhora devido ao consumo de linhaça é o incremento progressivo na vitalidade e na energia. A linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular. Os músculos se recuperam da fadiga do exercício.

Modo de Usar: Duas colheres de sopa por dia, batidas no liquidificador, se mistura em um copo de suco de fruta, ou sobre a fruta, ou com a aveia, ou iogurte no café da manhã ou no almoço. Podem tomar pessoas de todas as idades (crianças, adolescentes e anciãos). Inclusive mulheres grávidas.
Fonte: Site Médico

.

Veja a Receita da FARINHA DE LINHAÇA, para fazer em casa!

Sugestão de leitura:


Siga @danny_mou no Instagram!

Related Posts with Thumbnails

59 Respostas para “Linhaça”

    Gravatar
  1. cirlene dos santos farias Diz:

    Bom dia. Tenho uma duvida de como usar a linhaça. É só comprar e moer ou tenho que levar as sementes para torrar para depois moe las? Mande resposta por email.

  2. Gravatar
  3. solange de silva santana Diz:

    Bom dia vi o proclama e gostei muito pois ja uso a linhaça por um tempo,e meu itestino esta funcionando bem melhor,mas quero saber se é preciso torra ou não a linhaça ante de triturar.Pois tambem tenho comprado ela ja triturada.Me responde por favor obrigado.

  4. Gravatar
  5. tereza rodrigues Diz:

    Como posso encontra a Linhaça ? E queria saber mais . Me mandem a resposta por e-mail .

  6. Gravatar
  7. elza alves Diz:

    sou obesa estou com 94 kg. tenho 49 anos mãe de uma filha de 8 anos l,55 de altura
    sou de baixa renda resido na rua I caminho 60 bairro dom jose rodrigues juazeiro ba.
    preciso de ajuda para emagrecer. até mesmo para comprar frutas e legumes para uma
    dieta.

    grata

    elza alves

  8. Gravatar
  9. EDNA Diz:

    Achei super interessante a materia e ja faço uso da linhaça, porem gostaria de receber mais esclarecimentos sobre emagrecimento com a semente, pois nao consigo baixar meu peso mesmo usando a linhaça diariamente.
    Grata
    Edna

  10. Gravatar
  11. Claudia Diz:

    Gostaria de receber orientações sobre como usar a linhaça (quantidade diária, forma, receitas, etc), principalmente visando à saciedade para auxiliar na redução de peso (não assisti o Globo Repórter). Favor encaminhar as orientações para o meu e-mail.
    Obrigada,
    CL

  12. Gravatar
  13. elenice dos santos coelho Diz:

    parabéns essa reportagem foi otima ja estou passando para todas as minhas amigas que estão com os quilinhos a mais,bom eu tenho muita gordura logalizada na minha barriga e tambem eu tenho o estomago alto sera que a linhaça ajudaria a diminuir também por favor me mande resposta ok eu tenho 1.55 de altura e estou pesando 72,ja passei do limite estou até com problemas de saude principalmente nos joelhos que incomoda muito tenho 38 anos nao tenho filho e nem marido preciso me casar pra nao ficar pra titia tenho que levantar meu auto estima que estar muito baixo, fora os preconceito que sofro me ajude . quero voltar o que eu era antes sempre alegre d bem com a vida.beijossssssssss DEUS ABENÇOE A TODOS.

  14. Gravatar
  15. Maite Diz:

    Olá, gostaria de saber se comprar a linhaça em forma de farinha tem o mesmo efeito que a comprada em grãos..Qual a melhor forma de compra-la para ter todos esse beneficios?

  16. Gravatar
  17. Karine Diz:

    Oi, vi o programa e achei otimo, gostaria de saber se tem alguma grande diferença em comprar a marrom ou a dourada.Muito obrigada pela atenção e, se possivel responda pelo e-mail!!

  18. Gravatar
  19. MARCIA AGUIAR Diz:

    OLÁ! QUERO TIRAR ALGUMA DÚVIDAS, A LINHAÇA TEM QUE SER TORRADA? TEM ALGUMA DIFERENÇA DE COMPRAR A LINHAÇA EM GRÃO OU EM FARINHA ? SE TEM QUAIS SÃO? E QUAL A MELHOR MANEIRA DE SER CONSUMIDA. AGUARDO ANSIOSA PELA RESPOSTA, DESDE JÁ OBRIGADO E BJOS. MANDA PELO E-MAIL

  20. Gravatar
  21. IVANDRA ZANARDI Diz:

    EU ASSISTI O PROGRAMA DO GLOBO REPORTER, QUE FOI ÓTIMO, EM QUERIA SABER QUAL A DIFERANÇA ENTRE AS LINHAÇAS, QUE TEM TRES TIPOS, A MORROM A DOURADA E OUTRA MARROM, OBRIGADA E AGARDO A RESPOSTA.

  22. Gravatar
  23. angela dos santos Diz:

    gostaria de receber receitar para eu poder usar a linhaça marron obrigado

  24. Gravatar
  25. marisa Diz:

    Gostaria de saber por quê razão algumas pessoas ficam enjoadas e chegam a vomitar quando ingerem linhaça? Seria uma intolerância, ou, se aparece esses sintomas quando a pessoa tem algum problema gastrico?

  26. Gravatar
  27. Luciano Diz:

    Muito interesante esta Matéria, temos que divulgar mais sobre matérias que trazem beneficios para nossa saúde. gostaria de saber da melhor forma de ingerir a linhaça, se é necessário torrar, posso comprar já muida, ou se o ideal é moer e guardar, qual a melhor forma de armazenar, qual a quantidade diária necessária. Existem contra indicações? Quais?

  28. Gravatar
  29. Na' Diz:

    Bom dia, estou lendo esse artigo e achei muito interessante. Gostaria de saber o seguinte – Quero incluir a linhaca na alimentacao de minha familia. Mas como trabalhamos todos fora e meus filhos fazem faculdade a noite, eu pensei em fazer um suco com frutas e linhaca em torno das 22 hs para eles. Teria algum problema? Pois estou lendo nos artigos para consumir de manha ou junto com as refeicoes. Outra duvida que tenho, gostaria de saber se e’ verdade que o consumo de linhaca e aveia logo apos consumirmos alimentos gordurosos, ajuda a nao absorcao da gordura pelo organismo.

    Obrigada pela atencao…

  30. Gravatar
  31. fatima fernandes de moraes Diz:

    a linhaça pode ser colocada na comida

  32. Gravatar
  33. patricia Diz:

    Bom dia gostei muito de saber um pouco sobre a farinha de linhaça gostaria de saber mais como usar para perder peso e muitas outras coisas.

  34. Gravatar
  35. Eugenia Diz:

    já usei a linhaça e foi possivel comprovar os seus efeitos, parabéns pela reportagem

  36. Gravatar
  37. maria Diz:

    gostaria de saber se a farinha de linhaça comprada pronta tem os mesmos beneficios da triturada em casa.

  38. Gravatar
  39. Renata de Paula Diz:

    Embora se divulgue bastante os maravilhosos benefícios da linhaça, acho importante alertar ao fato de que algumas pessoas apresentam intolerância ao alimento. Eu já tive que ser socorrida 2 vezes por ter ingerido uma insignificante porção da farinha de linhaça (1/5 de 1 colher de café). Foi horrível, tive edema de glote, muuuuuita dor abdominal, vômitos e diarréia muito fortes, dificuldade para respirar e taquecardia. Fui medicada no hospital com injeções de anti-alérgico, corticóide e soro para hidratar.

  40. Gravatar
  41. ana Diz:

    e possivel se ter alergia a linhaça?

  42. Gravatar
  43. thays Diz:

    gostei muito de receber essas dicas .

  44. Gravatar
  45. adriana Diz:

    não posso comer linhaça, sinto fores dores abdominais seguidas de diarreia….

  46. Gravatar
  47. Eulina Ferraz Diz:

    A primeira vez que ingerí linhaça, em poucos minutos começei a inchar, a garganta queimava, o estõmago ardia como ácido, tive fortes crises de võmito e diarréia e já estava parcialmente sem enxergar, fui socorrida imediatamente no Hospital próximo, caso contrário, não teria sobrevivido.
    A segunda vez, sem saber, ingerí um pão que continha linhaça e logo ao acabar de ingerir, começou garganta e estõmago queimando, mãos inchando, a noite toda vomitando e com diarréia.

  48. Gravatar
  49. Leandro Martins Diz:

    Não sei o que pode estar acontecendo, mas sempre quando tomo linhaça uns 10min depois sinto uma forte dor abdominal e diarreia acompanhada de vomitos, é possivel uma alergia?

  50. Gravatar
  51. renata de paula Diz:

    Sou alérgica a linhaça e estou procurando outras pessoas que também sejam para forçar novas pesquisas sobre o alimento e divulgar na imprensa que embora a linhaça tenha muitos benefícios,deve ser consumida pela primeira vez com cautela pois algumas pessoas tem alergia. Estão adicionando linhaça em pães, sorvetes e não estão informando nas embalagens. Entrei em contato com uma fornecedora de linhaça e me disseram que não têm conhecimento de pessoas alérgicas a linhaça. Já encontrei muitas pessoas, junte-se a nós. Obrigada. Renata de Paula

  52. Gravatar
  53. Maria Diz:

    A primeira vez foi quando fiz uma vitamina com banana, leite e linhaça. A dor foi insuportável, a ponto de eu dar toda a linhaça embora e decidir que nunca mais comeria. Por ignorância, comprei a ração humana e novamente tive dor de estômago fortíssima. Ontem comi uma única fatia de pão de centeio da marca Nutrella e novamente dores que me impediram de continuar a trabalhar. Em casa, fui ver os componentes do pão e lá estava a farinha de linhaça. Acho que isso precisa ser mais divulgado. A linhaça não é assim tão legal, não.

  54. Gravatar
  55. Dayana Mariano Diz:

    Faz uma semana que consumo Linhaça e gergelim no almoço e as veses em iogurtes a quatro dias estou percebendo nos braços e na barriga pequenas bolinhas que coça muito.Enfim..uma das 2 pode estar dando essa reação,tomare que nao seja a Linhaça,gosto muito,vou parar com o gergelim.mas vou continuar….ateh onde aguentar.Linhaça da sim dor de barriga e muito se consumida demais,mais que uma colher de sopa pode dar mesmo,e mistirado com outros sereais,entao,pioro…. Mas nao vamos desistir de ser saudavel.

  56. Gravatar
  57. danyelle Diz:

    Adorei as dicas sobre linhaça..estou querendo perder o peso…qualquer novidade me avisem

  58. Gravatar
  59. Ludgero Diz:

    Renata de Paula, eu também tive dores isuportáveis no abdome, seguido de vômitos e diarréia. Ingeri pouca linhaça. Imagino que seja intolerância a linhaça também. E o triste é que até eu ter descoberto o que eram aquelas dores e sintomas insuportáveis, eu sem saber ia comendo um pouco a cada dia e passando mal todo dia depois da refeição.

  60. Gravatar
  61. Ju Diz:

    Ola pessoal…
    Seguindo a receita milagrosa da Scheila Carvalho, tomei suco de laranja com linhaça e gergelim branco durante uns 4 dias. Senti muitas dores abdominais mas nao associei ao consumo da linhaça ou do gergelim.
    Na ultima noite tive diarreia, dor abdominal que prometi p mim mesmo que nunca mais iria ingerir esses ingredientes. E realmente depois que parei de tomar nunca mais tive problemas.
    È uma pena, porque me animei e gostei do suco e demais recietas saudaveis… mas nao deu nao…
    Será que foi a quantidade? será que sou mesmo alérgica? meus pais tb tomaram e nada aconteceu com eles… Será que é pelo fato de eu ter comprado ja moida e ela pode estar oxidada ou algo parecido?
    Quem puder me ajudar, eu agradeço!

  62. Gravatar
  63. Selma Cardoso saes Diz:

    Comecei a usar a linhaça dourada há 5 dias atrás e no dia seguinte começaram a aparecer bolinhas vermelhas com ponta branca no braço. Ignorei e agora já apareceram e outras areas como face e abdome. Resolvi suspender o uso para reavaliar. Não usei nada que pudesse gerar essas bolinhas que inclusive coçam e aí, aumentam de tamanho!

  64. Gravatar
  65. clara Diz:

    Olá! …eu tb tive alergia com a farinha da linhaça dourada e tomei somente 2 colheres de sopa misturada no leite, e passado algumas horas, começou uma reação alérgica na pele em todo o corpo! Suspendi o uso imediatamente e constatei que tem várias pessoas que tb ñ podem usá-la tendo alergia severa.

  66. Gravatar
  67. Cris Diz:

    Comecei consumnindo linhaça marrom, comprei as sementes para moer. Nos primeiros dias não sentia nada, mas no quianto dia mais ou menos, tive uma dor no estômago muito forte e desarranjo intestinal. Não liguei o fato a linhaça e continuei tomando, como não parava de me sentir mal, desconfiei que só poderia ser ela. Parei de tomar e não tive mais problemas. Fiquei fula da vida, pois o produto parece ser muito bom, então dei um tempo, comprei a linhaça dourada moida e comecei a tomar novamente. Sempre me dá estes sintomas. Já troquei os horários de ingestão, os ingredientes que uso junto com a farinha (ex: iogurte, saladas, leite, pura…), sempre dá uma reação negativa no intestino. Ontem a noite tomei com leite e fui dormir. Acordei de madrugada passando muito mal, vomitei tudo que tinha direito, o intestino desarranjou. Agora já melhorei. Parece que enquanto ainda resta um pouco da linhaça no organismo, coloco tudo para fora. Deve ser intolerância mesmo. Tb gostaria de sugerir este tipo de estudo. Podemos escrever para o Jornal Hoje sugerindo uma matéria, quem sabe eles resolvem publicar? O assunto é grave, principalmente sabendo que atualmente utilizam linhaça na fabricação de vários alimentos.

  68. Gravatar
  69. Paula Diz:

    Tmb tive alergia.Comi apenas uns farelinhos batidos no liquidificador em uma salada de frutas e bastou pra me dar um choque.Eu sozinha em casa,que medo de ter coisa pior!!Cuidado descobri que sou alérgica a muitas coisas integrais…façam teste antes e procurem um médico!!!!!!!!!!!!

  70. Gravatar
  71. Kátia Angrezani Diz:

    Sempre usei linhaça e nunca tive problemas, porém ontem, foi a única coisa de “diferente” que consumi e me deu alergia, além de não poder evacuar estou cheia de coceiras nas mãos e pés… alergia! =(

  72. Gravatar
  73. maria Diz:

    ola gostaria de saber se a linhaça pode fazer atacar o rins eu tenho poblema no rins e gostaria de saber se derrepente pode prejudicar o rin para ela ela faz super bem vou no banheiro antes tinha intestino preso so estou preocupada pelo rins obrigada

  74. Gravatar
  75. viviane freitas Diz:

    gostaria de saber se devo ou nao torrar a linhaça?
    mande mais dicas de como usar? grata

  76. Gravatar
  77. ana santos Diz:

    Tomo linhaça -2 colheres no iogurte da manha, mas desde que comecei a tomar
    e há já alguns meses, apareceu-me uma inflamação na garganta do lado direito,
    sinto ardor . Já fiz imensos exames à garganta e não descobrem o problema. Será que é da linhaça ? Só sinto esse sintoma, porque a nivel de intestinos, funciona tudo muito bem. Tenho gastrite, mas em relação ao estomago, não sinto problemas..
    Vou parar de tomar por uns tempos para ver se é disso.
    Já alguém teve esse sintoma ?

  78. Gravatar
  79. Natacha Brito Diz:

    Eu também tenho alergia à linhaça e meus sintomas são: começa, imediatamente, a pinicar minha garganta, em seguida são os vômitos, a diarreia e depois fortes dores estomacais. E não importa a quantidade, mesmo as mais pequena doses (tipo uma mordida numa fatia de pão que contenha traços de linhaça ou um gole numa vitamina com farinha de linhaça). As pessoas precisam ser alertadas sobre possíveis reações alérgicas e os sintomas precisam ser descritos. A linhaça traz muitos benefícios, mas precisa ser consumida com cautela. Os fabricantes precisam informar nas embalagens que os produtos contêm linhaça.

  80. Gravatar
  81. edneide parucce Diz:

    consumo linhaça tostata, mas sem triturar.os beneficios são os mesmo ou nao?

  82. Gravatar
  83. Maria Beatriz Diz:

    Finalmente achei pessoas que têm a mesma reação que eu! Para mim basta uma semente, descobri comendo pães, granola, biscoito integral, bolo com farinha de linhaça… um desastre! Sinto a língua arder, logo depois a garganta e ai pronto, muita cólica, vômito, dores abdominais… e lá vai metade do dia sentindo muito incômodo e dor. É assustador. Fui a uma arlegista, mas as queixas são recentes e ainda não havia uma solução para o caso de crise. Vocês já tem alguma?

  84. Gravatar
  85. Priscila Diz:

    Também tenho alergia a linhaça. Fico todo inchada além do vômito e diarreia.

  86. Gravatar
  87. iza doria mariz Diz:

    tenho so um rim e ele so funciona cinquenta por cento,posso usar linhaça sem nenhuma restriçao aguardo a resposta abraços e obrigado

  88. Gravatar
  89. Carla Diz:

    Consumi semente de linhaça em um suco funcional no jantar e acordei de madrugada com fortes dores abdominais, imediatamente associei ao uso da linhaça. Realmente falta informação sobre possíveis alergias ou intolerância no consumo da semente de linhaça pois antes de consumir pesquisei e só havia elogios. Sou celíaca pesquiso tudo antes de incluir no meu cardápio. O perigo é que está sendo inserido em vários alimentos sem informações no rótulo.

  90. Gravatar
  91. Carine Diz:

    Nossa, enfim achei outras pessoas com o mesmo problema que tive… Reação alérgica a linhaça! Descobri tomando um shake caseiro e coloquei uma colher de linhaça, os lábios começaram a inchar e a garganta e ouvidos coçando e daí foi evoluindo. Tive que ir pra emergência tomar remédio na veia!

  92. Gravatar
  93. VIVIANE Diz:

    Também tenho os mesmos sintomas descritos. A primeira vez que percebi, ingeri uma quantidade grande de linhaça batido com um suco há anos atrás. Meus lábios incharam e minha garganta também trancou dificultando a respiração. Após esse episódio, tento evitar a linhaça ou qualquer alimento que tenha esse grão, pois tenho muita cólica abdominal sendo que das últimas vezes tem evoluído para vômito e diarreia. Percebi que tenho essas reações quando como mamão, porém os efeitos são reduzidos. Será que entre o mamão e a linhaça existe alguma similaridade? Seria uma alergia ou intolerância mesmo?

  94. Gravatar
  95. idinara santin Diz:

    posso bater linhaça na vitamina de banana…

  96. Gravatar
  97. Heloisa Vianna Diz:

    Depois de 2 dias de alergia (coceira) e sem saber a quê, fui à dermatologista. Ela passou 4 antialérgicos/dia e melhorei no dia seguinte. Mandou parar as vitaminas que tomo normalmente. Depois da crise, voltaria a tomá-las gradativamente, para ver se e quando alguma delas me daria alergia.
    Inocentemente, um dia após iniciar a medicação, cheguei em casa e preparei uma vitamina com semente de linhaça. Ainda não tenho certeza se ela é a responsável pelo drama que estou vivendo, mas o fato é que meu corpo se transformou numa lixa e os ataques de coceira são enlouquecedores, apesar do uso da medicação. Passou-me pela cabeça ser ela a causa e, obviamente, parei de ingerir. Não quis me entupir mais de antialérgicos pq são pesados. Estou tentando resistir com esses 4 que a médica me deu e mais um creme de cortizona para aliviar, mas está duro.
    Terminada a crise, vou consultar o alergista para ver se esta tal linhaça tem mesmo todo este poder de intoxicação, mas pelo que estou lendo aqui, devo me considerar até sortuda por não ter tido diarréias, cólicas e até espasmo de glote.
    E não é que os médicos vivem fazendo a apoteose desta fonte de Omega-3 e 6 sem se preocupar em alertar para este fator, tão importante para os alérgicos. CUIDADO!

  98. Gravatar
  99. Katia Leite Diz:

    Boa noite …também tenho alergia a linhaça, a primeira vez foi um iogurte com linhaça, foi imediato, acabei de consumir e ja começou a garganta coçar, fortes cólicas, diarreia e vômito, e a segunda vez foi com um pedaço de pão integral q contem linhaça, imediatamente dor na barriga, vômito e diarreia…e uma moleza no corpo danada.

  100. Gravatar
  101. Adriane Diz:

    Boa tarde! Consumi duas colheres de semente de linhaça dissolvida em um copo de suco de laranja natural. Aproximadamente 10 minutos depois começei a sentir minha garganta coçar, inclusive no ouvido.. Achei que era normal ficar coçando já que a semente de linhaça estava toda moída… Porém, eu começei a sentir fortes dores de estomago que não estava conseguindo nem ficar em pé. Quando eu fui realmente descobrir que era uma reação alérgica a semente de linhaça eu já estava extremamente inchada e com totalmente empolada. Cheguei no hospital vomitando, praticamente desmaiando e com a glote quase totalmente fechada. Tive que tomar duas injeções imediatamente e ficar em observação para garantir que não ia continuar inchando ainda mais. ALERGIA BRAVA!
    Ninguém acreditou que pudesse ser realmente a linhaça já que nunca tinham ouvido falar, porém a reação foi tão rápida que não tinha como não ser. Depois disso, só de pegar em um saco que contenha a linhaça, minha mão começa a coçar.. Fiquem atentos!!

  102. Gravatar
  103. Julia Diz:

    Tomei capsulas de oleo de linhaça durante uma semana e parei pq me deu reaçåo alergica… ja faz três dias q parei e ainda to mal, tremores, mto enjoo, tontura e pior intestino ja tres dias travado, fui em um pronto socorro e a medica so pediu pra eu tomar mais agua, vou em outro medico, espero q me receite algo pra limpar meu organismo pra q fique livre da linhaça :(

  104. Gravatar
  105. Tatiane Diz:

    Eu também tive a mesma reação alérgica à linhaça… Ontem por distração, comi duas fatias de um pão integral que no rótulo não indicava a adição da semente de linhaça (nutrella 100% integral castanhas). Quando começou a me dar cólica intestinal FORTE, ÂNSIA e DIARRÉIA, fui ler os ingredientes… Lá estava: Semente de linhaça e farinha de linhaça… Também acho que deveria haver um estudo aprofundado sobre o assunto e uma maior divulgação sobre a provável nocividade da semente… Que eu saiba essa é a única alergia que tenho. Se eu comer 1 semente já é o suficiente pra ficar MUITO mal. E infelizmente quase todos os pães da linha 100% integral possui a adição deste ingrediente tão maléfico… Uma pena! Achei que tinha finalmente encontrado um pão que poderia comer, rs.

  106. Gravatar
  107. Alyne Diz:

    Eu também descobri que tenho alergia a linhaça… misturei uma colher de café no leite ontem e hoje acordei com o rosto cheio de bolinhas coçando muito!! Estou tomando antialérgico… será que demora muito pra melhorar?

  108. Gravatar
  109. lindaura guidolini Diz:

    sempre que como a linhaça triturada fico com a barriga muito grande , mas a enjiro inteira posta de molho na dia anterior. Tem o mesmo valor

  110. Gravatar
  111. Ana Scartozzoni Diz:

    Sempre consumi a linhaça marrom e tive otimos resultados. Hj pela primeira vez experimentei a linhaça dourada, uma colher de sopa em um copo de suco de abacaxi. 20 min depois minha garganta fechou, tive vômito diarréia, suor frio e coceira e manchas vermelhas ni corpo todo. Só melhorei no hospital.

  112. Gravatar
  113. Juliana Reis Diz:

    Sempre comi linhaça, mas na última semana meus olho tem ficado inchado à noite sem que eu identifique direito a causa. Estou fortemente inclinada a achar que é a linhaça que ando tomando à noite, batida com ameixa preta, para prisão de ventre. Em mim o sintoma é só esse, olho coçando e inchado, mas já parei de tomar, pra ver se é isso, realmente….

  114. Gravatar
  115. Danielle de Oliveira Diz:

    seria preciso estudar se é realmente a linhaça que está fazendo mal para algumas pessoas que já faziam o uso e não sentiam nada,ou se não é algum tipo de contaminação da semente.Não sei exatamente como isso acontece mas pode haver contaminação por metais pesados.Já vi algumas matérias falando que a linhaça marrom tem menos chance de ser contaminada.

  116. Gravatar
  117. Vanessa Cardoso Diz:

    Minha historia de alergia e bem parecida , comecei a ingerir um iorgut com linhaca mas so me dava uma coceira na garganta, nem liguei muito no inicio mas depois de algumas coisas que comi a reacao foi piorando ate que de tudo o resultado foi uma reação muito forte e muita dor no estomago .foi uma surpresa pra mim pq eu nunca tive alergia a nada .

Escreva, comente, participe do Blog!!!

Os comentários serão respondidos por aqui, então retorne para ler sua resposta.

Siga @dannymoubbg no Twitter!