Biscoitinhos Integrais de Aveia

>> Diário Pessoal, 27/10/09

Estes biscoitinhos são deliciosos! Peguei esta receita da comunidade de Culinária do Orkut, postada pela Maria. Fiz algumas pequenas adaptações, para agradar ao meu paladar e o resultado ficou ótimo! ;)

Já virei fã e todo mundo que experimenta, também gosta!

4 colheres (sopa) de margarina sem sal
1 ovo inteiro
2/3 xícara (chá) de açúcar mascavo => pode ser açúcar refinado também
1 colher (chá) de canela em pó
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1 xícara (chá) de aveia em flocos
1 colher (café) de bicarbonato de sódio
2 colheres (sopa) de leite
uva passa sem semente

Misture a farinha, a canela e a aveia. Reserve.
Em outra tigela, misture bem a margarina, o açúcar e os ovos (pode bater com o mixer).
Junte as 2 misturas. Depois, coloque o bicarbonato dissolvido no leite. Misture tudo muito bem, com uma colher. Fica uma massa meio mole.

Unte duas assadeiras e, com o auxílio de uma colher de chá, faça pequenos montinhos, afastados uns dos outros, pois eles crescem. Com as mãos, espete 4 passas em cada um.

Leve ao forno médio pré-aquecido, até dourar (cerca de 20 minutos). Deixe esfriar e guarde num vidro bem tampado. Rendimento: 30 unidades.

.

Mais informação sobre Aveia:

A aveia é um alimento rico em fibras, sendo que seu consumo contribui para o funcionamento intestinal. O consumo regular de aveia ajuda a evitar a constipação intestinal, popularmente conhecido como “intestino preso”. Recomenda-se o consumo de, aproximadamente, 30 gramas de aveia por dia.

O consumo de aveia auxilia na redução do colesterol (quando acompanhado de uma dieta balanceada). Pode ser consumida na forma de flocos de aveia, farelo e farinha.

A aveia praticamente não possui gosto, por isso é acompanhada de outros alimentos em seu consumo.
Fonte: Sua Pesquisa

.

Com grande quantidade de proteínas, cálcio, magnésio, sílica e ferro, a aveia reúne várias vitaminas, ajudando a fortalecer ossos e dentes. É ao mesmo tempo estimulante e relaxante, o que proporciona alívio para depressão, ansiedade, tensão, insônia e exaustão nervosa; também diminui o nível de colesterol e açúcar no sangue, ajudando a prevenir problemas cardíacos e diabetes. Esta qualidade hipocolesterolêmica da aveia é atribuída principalmente às b-glucanas que possuem capacidade de aumentar a síntese de ácidos biliares e reduzir a absorção do colesterol resultando, por conseguinte na diminuição do colesterol sanguíneo.

Rica em fibras, é uma excelente arma contra prisão de ventre, eliminando as toxinas do intestino; segundo se acredita, auxilia ainda na prevenção de tumores intestinais.

Use a aveia externamente para aliviar inflamações na pele.

Novas evidências sugerem que a aveia também pode ajudar a reduzir a pressão sangüínea em pacientes hipertensos.

Outro benefício: a aveia é um dos poucos grãos que contém antioxidantes difíceis de encontrar, como os compostos de vitamina E chamados tocotrienóis. Outro acréscimo é o fato da dieta de fibras e proteínas da aveia fazer você se sentir satisfeito rapidamente. Isto manterá você longe de alimentos que engordam e ajudará você a controlar seu peso. Fonte: Saúde Plena

.

A aveia é muito versátil e é utilizada para prevenir doenças cardíacas e aumentar a imunidade. Além de ser uma rica fonte de carboidratos, a aveia tem muitas fibras, mantém a taxa de açúcar no sangue estável, previne o diabetes e baixa o colesterol. Contém antioxidantes poderosos que rejuvenescem, incluindo a vitamina E, o tocotrienol, o ácido ferúlico e o ácido caféico, combatendo os radicais livres e prevenindo diversos males, como as doenças cardíacas, a obesidade e problemas de visão. Em uso tópico, a aveia tem propriedades antiinflamatórias e suaviza a pele. Fonte: Folha Equilíbrio

Sugestão de leitura:


Siga @danny_mou no Instagram!

Uma Resposta para “Biscoitinhos Integrais de Aveia”

    Gravatar
  1. Silvana Diz:

    Parecem deliciosos mesmo!!! Vou fazer prá experimentar… Beijinhos, Sil.

Escreva, comente, participe do Blog!!!

Os comentários serão respondidos por aqui, então retorne para ler sua resposta.

Siga @dannymoubbg no Twitter!