Globo Repórter: Consumo de linhaça deve estar associado à dieta saudável

Nutricionista alerta que apenas a semente não promove a redução de peso.

Esta semana, o Globo Repórter recebeu centenas de e-mails com dúvidas dos internautas sobre o uso da linhaça. Consultamos a nutricionista Sofia Uehara, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que participou do programa exibido na última sexta-feira (14) , sobre o modo correto de enriquecer o cardápio do dia a dia com a semente. Ela ressalta as dicas da reportagem que foi ao ar de como a linhaça deve ser ingerida para ajudar a emagrecer. A linhaça é encontrada – em semente ou farinha – em lojas de produtos naturais e supermercados.

.
.

Globo Repórter – É possível preparar a farinha de linhaça em casa?
Sofia Uehara – Sim. A pessoa pode triturar a semente de linhaça no liquidificador, obtendo a farinha.
Veja aqui a receita da farinha de linhaça, para fazer em casa!

.
.

Qual a medida recomendada para a dieta?
O nosso grupo de pesquisa tem orientado o consumo diário de quatro colheres de sopa rasas de farinha de linhaça por dia. Ou, como foi mostrado na reportagem do Globo Repórter, 2 de copinhos de café (aqueles de plástico), uma vez por dia, no café da manhã, misturado no suco, leite desnatado ou iogurte 0% de gordura.

.
.

Quais alimentos podem ser enriquecidos com a farinha de linhaça?
Leite, iogurte, sucos de frutas e fruta amassada.

.
.

Qualquer pessoa pode ingerir a farinha de linhaça ou há alguma restrição? Diabéticos e hipertensos podem consumir a semente?
Não há restrição. Como pode ser observado na reportagem, o consumo de linhaça associado à dieta hipocalórica [de baixa caloria] favorece a perda de peso. Com a perda de peso, é possível manter o controle da pressão arterial e da quantidade de açúcar no sangue de pessoas diabéticas. A presença de fibras na linhaça também auxilia no controle do açúcar no sangue de pessoas diabéticas.

.
.

De forma geral, como deve ser o cardápio de quem adotar a linhaça no café da manhã?
É importante salientar que a farinha de linhaça isoladamente não promoverá a redução do peso. Para que a farinha de linhaça promova a perda de peso, é importante associá-la à dieta hipocalórica, que deverá ser nutricionalmente balanceada. Nesse caso, é importante que a pessoa procure a orientação de um nutricionista, que é o profissional capacitado para estabelecer um plano alimentar saudável e que contribuirá para a redução do peso.

.

Fonte: Globo Repórter

Sugestão de leitura:


Siga @danny_mou no Instagram!

6 Respostas para “Globo Repórter: Consumo de linhaça deve estar associado à dieta saudável”

    Gravatar
  1. Lelê Diz:

    Dani, e só para completar, tem um livro muito bom sobre o tema e nele aprendemos que o ideal é deixar a linhaça de molho na água (hidratando) 12 h ou 24 h antes de bater no liquidificador “A IMPORTANCIA DA LINHACA NA SAUDE” da Conceição Trucom . Isso foi confirmado pelo meu homeopata, que é um dos médicos mais sérios e experientes que eu conheço (e olha que eu conheço médicos!!!).
    bj
    Lelê

  2. Gravatar
  3. Danny Mou Diz:

    Resposta para Lelê:
    Valeu pela informação! :)
    Beijos, Danny

  4. Gravatar
  5. magaliscapim Diz:

    estou acima do peso depois de ter engravidado eu pesava 62 kilos ai fui para76 quando tive meu filho ai tive uma filha e fui para88kilos ja tomei muitos medicamentos de faixa preta quase me deu um enfarto eu nao como muito mais nao consigo emmagrecer as vezes passo ate fome que tenho medo de emgordar me ajudam

  6. Gravatar
  7. Patricia Diz:

    Tenho 38 anos, peso 72k… e estou tomando farinha de linhaça há 30 (trinta) dias e não emagreci nadaa versos nada… estou achando que estou muito inchada o que vcs me sugerem

  8. Gravatar
  9. crisina breijão Diz:

    ola,
    gostaria de saber se voces podem me ajudar estou 25kg acima do meu peso ja tentei de um tudo estou com pressão alta.
    gostaria que voce me enviasse algum program alimentar e me ensinar com deve usar farinha de linhaça.
    aguardo reposta cristina

  10. Gravatar
  11. cicero Diz:

    tenho gordura localizada na barriga, sera que se eu adotar o metodo da linhaça eu perco essa gordura?

Escreva, comente, participe do Blog!!!

Os comentários serão respondidos por aqui, então retorne para ler sua resposta.

Siga @dannymoubbg no Twitter!