Purê de abóbora à bolonhesa

>> Diário Pessoal, 23/09/09

Esta receita é fácil de fazer e fica deliciosa! As quantidades podem ser aumentadas, caso necessário.
Eu gosto de abóbora e acabo sempre colocando na sopa, então, agora é possível variar e se deliciar! ;)

- meio quilo de abóbora cortada em cubos => já compro cortada na feira
- 1 cubo de caldo de legumes
- 1 xícara (chá) mussarela ralada ou fatias
- 1 xícara (chá) molho à bolonhesa
- 1 colher (chá) margarina => pode ser light
- 2 colheres (sobremesa) farinha de trigo
- 2 colheres (sobremesa) queijo ralado
- sal a gosto
- parmesão ralado para polvilhar

Cozinhe os pedaços de abóbora com água e o caldo, por cerca de 13 / 15 minutos, até ficar bem macia. Escorra bem e amasse com um garfo. Numa panela anti-aderente, coloque a colher de margarina e a abóbora. Vá mexendo e deixe secar bem a abóbora, então acrescente a farinha e o queijo ralado. Misture bem e deixe cozinhar por 2 minutinhos. Se necessário, acerte o sal e acrescente tempero em pó a gosto.

Num refratário pequeno levemente untado, coloque o purê de abóbora, apertando com as costas de uma colher. Cubra com a mussarela ralada e, por cima, despeje o molho à bolonhesa. Salpique parmesão a gosto.

Leve ao forno médio pré-aquecido, por cerca de 10 minutos, até a mussarela derreter. Sirva bem quente.

.

Mais informação sobre abóbora:
Sua coloração atrativa é conferida pelos carotenóides, substância que, no organismo, é transformada em vitamina A, que combate os radicais livres, moléculas que alteram o código genético das células, causando o câncer.

A abóbora tem formato e tamanho diferentes conforme a variedade, mas sua forma mais comum é a redonda, um pouco achatada nas partes superior e inferior. Em geral, tem a pele lisa e a aparência de gomos. Dela aproveita-se tudo: casca, sementes e polpa.

A abóbora possui grandes quantidades de vitaminas antioxidantes: Vitamina C, E e Betacaroteno (provitamina A). Possui também boas quantidades de Vitaminas do Complexo B: B1, B2 e B5, fibras e os minerais Cálcio, Fósforo, Ferro e Potássio.

Devido ao seu grande conteúdo de Betacaroteno (provitamina A), seu consumo ajuda a diminuir o risco de câncer, doenças do coração, derrame e cataratas.

Caso a abóbora esteja picada, convém guardá-la na gaveta inferior da geladeira, dentro de sacos plásticos, por até uma semana. 100 gramas de abóbora cozida fornecem 40 calorias. Fonte: Hortifruti

Sugestão de leitura:


Siga @danny_mou no Instagram!

Escreva, comente, participe do Blog!!!

Os comentários serão respondidos por aqui, então retorne para ler sua resposta.

Siga @dannymoubbg no Twitter!