Invista na combinação de frutas e salgados e deixe seu prato com mais sabor

Além de nutritivos, os pratos mistos dão um toque especial à mesa e ao paladar

Figo, uva, ameixa, abacaxi, abacate e por aí segue uma vasta lista de frutas que caem muito bem nas receitas de pratos salgados. Para harmonizar os sabores, claro, é necessário saber combiná-los bem. Mas, antes de acertar a mão, é bom saber que a dupla “tentativa e erro” faz parte deste desafio do forno e fogão. “É uma questão de treino e criatividade. Pode ser que funcione, pode ser que nada combine. Tem que arriscar até pegar o jeito”, diz o chef de cozinha Dennis Sujita.

Com a ajuda do especialista, o MinhaVida fez um manual de dicas e combinações que vão te ajudar a criar pratos saborosos para agradar os paladares mais exigentes.

Nem sempre os opostos se atraem
Embora a combinação agridoce seja bem-vinda, a mistura deve primar pelo equilíbrio para ser um prato de sucesso. “As frutas devem realçar o sabor principal do prato, portanto, se você não souber combinar, pode acabar tirando o sabor principal e tornando seu jantar uma mistura cheia de ingredientes, mas sem gosto nenhum”, diz o chef.

Para evitar que isso aconteça
As frutas devem ser usadas apenas para reforçar o sabor, por isso, nada de exagerar na quantidade.

Se o prato é gorduroso e com sabor forte, como carnes vermelhas, por exemplo, invista em frutas também com sabor forte. “Colocar melão, por exemplo, pode até ficar gostoso, mas não vai alterar e nem realçar o prato”, explica ele.

Para combinar frutas na salada, também não tem mistério. “Preste atenção nos acompanhamentos. Se você for usar molhos fortes, coloque frutas com sabores acentuados. O gostoso e sentir o contraste sem perder o paladar”, continua.

Não tem como errar
“As frutas secas são mais versáteis por não serem nem tão doces e nem tão fortes, além de não soltar a polpa”, explica Dennis. “Um boa opção é combiná-las com farofas e carnes”, sugere. Segundo o chef, outras frutas boas para as receitas são melão e manga. “O melão é quase neutro e por isso, só da um gostinho sem alterar o sabor, mas vale a regrinha dos sabores leves com sabores leves, e os fortes com fortes. Já a manga, é forte e suculenta, fica ótima em carnes e saladas”, continua o chef.

Banana com moderação
A banana é a menos indicada para realçar sabores. Forte e com consistência difícil de se adequar, a fruta pode facilmente roubar a cena e tirar o gosto de qualquer outro ingrediente. ‘Ela tem cheiro, sabor e consistência muito marcantes e, com exceção da versão frita, à milanesa , dificilmente combina com salgado”, explica Dennis.

Fonte: Minha Vida

Sugestão de leitura:


Siga @danny_mou no Instagram!

Escreva, comente, participe do Blog!!!

Os comentários serão respondidos por aqui, então retorne para ler sua resposta.

Siga @dannymoubbg no Twitter!