Salada de Palmito Pupunha

>> Diário Pessoal, 08/01/10

Meu maridão adora uma salada básica de tomate, palmito pupunha e azeitona preta. Fica uma combinação bem gostosa, excelente opção para os dias quentes.

.

Mais informações sobre Pupunha

A Pupunha é uma palmeira amazônica. Diferente das demais espécies de palmito, a Pupunha é considerada um palmito ecológico, já que depois de cortada, ela brota e cresce evitando devastação de florestas.

A pupunheira apresenta uma série de vantagens para produção de palmito em relação às outras palmeiras nativas como o açaí e a jussara, que são exploradas de forma extrativista e por isso apresentam restrições legais e risco de extinção. Fonte: palmitopupunha.com

.

A pupunheira produz frutos comestíveis de alto valor nutritivo, destacando-se elevados teores de caroteno, de proteína e de gordura. Essa espécie de palmeira produz, além dos frutos, palmito comestível de ótima qualidade. O palmito pupunha vem substituindo com êxito os palmitos mais conhecidos.

A diferença entre ele e os outros palmitos é que ele é mais doce, a sua coloração é um pouco mais amarelada e a textura é mais macia. Além disso, não escurece após o corte, sendo comercializado também “in natura”. Pode ser utilizado cozido em água e sal, cru em saladas, desfiado, picado em refogados, massas e gratinados, etc. É encontrado também na forma de conserva, em supermercados. Neste caso, o sabor é mais ácido e menos adocicado do que o fresco.

Cada 100g de palmito pupunha fesco, contém:
29 calorias
2,5g de proteínas
5,5g de Carboidratos
0,5g de gordura
55mg de fósforo
206mg de Potássio
32mg de Cálcio
25mg de Magnésio
8,7mg de Vitamina C

Fonte: obesidade.com.br

Sugestão de leitura:


Siga @danny_mou no Instagram!

2 Respostas para “Salada de Palmito Pupunha”

    Gravatar
  1. Lilith Diz:

    Adoro Palmito! Adoro sopinha de palmito, mas ultimamente não tenho tomado sopinhas porque tenho que comer carne, mal consigo comer a quantidade necessária…rsrsrs
    beijos

  2. Gravatar
  3. edson Diz:

    produzo e comercializo pupunha in natura, alem de gostoso eh natural nw tem agrotoxico.

Escreva, comente, participe do Blog!!!

Os comentários serão respondidos por aqui, então retorne para ler sua resposta.

Siga @dannymoubbg no Twitter!