À base de frutas

Que as frutas são excelentes fontes de nutrientes e vitaminas, todo mundo sabe. Mas, você já ouviu falar dos benefícios deste tipo de alimento para o seu organismo? Pois é. Cada fruta tem propriedades indicadas para determinado pedacinho do seu corpo e fazem um bem danado! Pode acreditar: seu remédio está na feira!

Entretanto, para começar, nada de exageros. As frutas devem, sim, fazer parte da alimentação de quem quer se manter saudável, mas sem excessos. “Dietas somente à base de frutas podem ser prejudiciais ao organismo, pois ele precisa de outros nutrientes que as frutas não possuem ou possuem em pequena quantidade”, alerta Luana Stoduto, nutricionista do site Bem Leve.

O morango, por exemplo, não é só bonito por fora. Lá dentro existem um monte de nutrientes e a fruta tem um papel importante para afastar os males dos rins, pois possui sódio. Além disso, pode te ajudar a prevenir infecções e alguns tipos de câncer. Quer mais? Por suas vitaminas e minerais, o morango pode ser considerado um alimento que serve não só para tratar, mas para prevenir diversos problemas, incluindo o envelhecimento precoce. Bom, não é?

Já a melancia atua no sistema circulatório, regulando a pressão arterial. O suco de melancia provoca eliminação de ácido úrico, além de limpar o estômago e o intestino. Em pleno verão, não tem coisa melhor que uma boa fatia da fruta bem geladinha! Ajuda a matar a sede e age como desintoxicador.

Como um reloginho…

E quem nunca recorreu à ameixa em caso de prisão de ventre? Além dela, o abacaxi e o mamão podem ser grandes aliados quando o assunto é intestino preguiçoso. Para ajudar no efeito contrário, nada melhor que banana e goiaba, que dão aquela força quando os desarranjos tiram o nosso sossego. Para que o intestino funcione bem, também são necessárias fibras, presentes em diversos alimentos, inclusive em frutas como a uva e o pêssego. Uma boa hidratação também faz com que o órgão funcione a pleno vapor. Use e abuse da água de coco, o nosso isotônico totalmente natural!

Segundo a nutróloga Jane Corona, os atletas deveriam consumir muito figo, por exemplo. “Esta fruta contém muito potássio, cálcio e magnésio, minerais importantes para o funcionamento dos músculos”, explica.

Em momentos de estresse

Para te auxiliar no relaxamento, que tal um copo de suco de maracujá ou pêra? As duas frutas agem no sistema nervoso e têm ação calmante. Ideal para aqueles dias de estresse, em que você não quer recorrer aos remédios alopáticos! Prepare o suco, coloque os pés para cima e deguste. Isso pode te ajudar a ter um sono mais tranquilo.

Xô, gripe!

Se o seu problema é a gripe, vitamina C nela! E para isso, a laranja é imbatível, certo? Nem tanto. De acordo com pesquisas realizadas na Universidade Federal da Bahia, a acerola pode conter 40 vezes mais vitamina C do que ela. É sério! Caju, manga e goiaba também estão na frente da laranja, sabia? Mas isso não quer dizer que você deve deixá-la de lado, muito pelo contrário. Além de atuar no sistema respiratório, a laranja auxilia no combate às infecções e cicatrização.

E o que dizer da boa e velha maçã? A fruta age no sistema circulatório e é rica em fibras, vitaminas C e do complexo B. De acordo com a nutricionista Luana Stoduto, protege a mucosa digestiva e diminui a taxa de colesterol, pois é depurativo do sangue. Pecado é não comer, concorda?

Diabéticos

Os diabéticos podem consumir frutas, desde que não descartem as fibras. “As melhores frutas para quem é diabético são as que têm índice glicêmico baixo como a maçã, pêra, laranja com bagaço, abacaxi com a fibra, morango e figo”, aponta Jane, que também faz um alerta. “Por serem ricos em carboidratos, não são alimentos que devam ser consumidos em grande quantidade, porque a frutose eleva rapidamente a glicose no sangue. Se esta glicose toda não for usada, ela será estocada na forma de gordura”.

Como você pode ver, levar uma vida longe dos balcões de farmácia não é difícil. Basta dar uma olhadinha ao que a natureza tem a te oferecer e fazer uso da melhor forma possível. E não se surpreenda se, algum dia, você se der conta de que encontrou um santo remédio!

Fonte: Bem Leve

Sugestão de leitura:


Siga @danny_mou no Instagram!

2 Respostas para “À base de frutas”

    Gravatar
  1. Lilith Diz:

    Fui na reunião de operados do Instituto Garrido e uma operada citou seu blog como fonte de receitas para alimentos com carne…hehehe.
    Você é bem famosa no mundo da Gastro né??
    beijinhos e um ótimo domingo!!!!

  2. Gravatar
  3. Sammy Leilane Diz:

    adoro frutas, depois de ler teu post, fiquei com vontade de picar varias frutinhas e comer no lanche da tarde heheh bjus, um domingo bem light e uma semana mais light ainda!

Escreva, comente, participe do Blog!!!

Os comentários serão respondidos por aqui, então retorne para ler sua resposta.

Siga @dannymoubbg no Twitter!