Informações sobre Sinusite

Sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos.

Os seios da face dão ressonância à voz, aquecem o ar inspirado e diminuem o peso do crânio, o que facilita sua sustentação. São revestidos por uma mucosa semelhante à do nariz, rica em glândulas produtoras de muco e coberta por cílios dotados de movimentos vibráteis que conduzem o material estranho retido no muco para a parte posterior do nariz com a finalidade de eliminá-lo.

O fluxo da secreção mucosa dos seios da face é permanente e imperceptível. Alterações anatômicas, que impedem a drenagem da secreção, e processos infecciosos ou alérgicos, que provocam inflamação das mucosas e facilitam a instalação de germes oportunistas, são fatores que predispõem à sinusite.

Sintomas
As sinusites podem ser divididas em agudas e crônicas.

Na sinusite aguda (de curta duração), costuma ocorrer dor de cabeça na área do seio da face mais comprometido (seio frontal, maxilar, etmoidal e esfenoidal). A dor pode ser forte, em pontada, pulsátil ou sensação de pressão ou peso na cabeça. Na grande maioria dos casos, surge obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada, sanguinolenta, que dificulta a respiração. Febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite costumam estar presentes.

Na sinusite crônica (de longa duração), os sintomas são os mesmos, porém variam muito de intensidade. A dor nos seios da face e a febre podem estar ausentes. A tosse costuma ser o sintoma preponderante. É geralmente noturna e aumenta de intensidade quando a pessoa se deita porque a secreção escorre pela parte posterior das fossas nasais e irrita as vias aéreas disparando o mecanismo de tosse. Acessos de tosse são particularmente freqüentes pela manhã, ao levantar, e diminuem de intensidade, chegando mesmo a desaparecer, no decorrer do dia.

Sinusite ou resfriado?

Sinusite é uma doença que ocorre com freqüência. Pode ser aguda, quando rapidamente provoca sintomas, ou crônica, quando as crises vão e voltam. Muita gente tem sinusite sem saber, porque desconhece seus múltiplos sintomas. Na verdade, a sinusite nem sempre provoca a clássica dor de cabeça. É comum vir acompanhada por tosse intensa.
Quase sempre a sinusite se manifesta depois de um resfriado. Se indivíduos resfriados fossem submetidos a uma tomografia computadorizada, 90% apresentariam alterações nos seios da face, mas apenas 10% evoluiriam para sinusite. Quando o resfriado, que é uma infecção viral, não passar em 5 ou 6 dias, é bom procurar atendimento médico. Dependendo do estado imunológico do paciente, o quadro pode ser grave, porque existem sinusites que afetam as regiões orbitária e intracraniana.

O diagnóstico é sempre diferencial. Parte-se da história clínica do paciente. Na fase aguda, o indivíduo costuma dizer que tudo começou com um resfriado. Esse é um dado importante: geralmente um resfriado precede a sinusite. Para se ter uma idéia, o termo correto deveria ser rinossinusite, porque existe sempre uma rinite (inflamação das mucosas nasais) associada à sinusite (inflamação dos seios da face). Fonte: Drauzio Varella

.

Sinusite: Conheça as Maneiras de Prevenção

Entre as várias doenças que afetam as vias respiratórias, a sinusite é uma das mais complexas pois afeta os seios da face (cavidades existentes dentro dos ossos faciais). A cabeça pesada, a dificuldade de abertura dos olhos, e a respiração difícil são os sintomas mais comuns.

A sinusite nada mais é que a inflamação destes seios da face. Essas cavidades são preenchidas por ar e se comunicam com o nariz através de pequenos canais. Quando um desses canais fica obstruído, sofre acúmulo de secreção purulenta e a mucosa que reveste os seios incha. Está desencadeando um processo inflamatório. Adultos e crianças sofrem desse mal indiscriminadamente.

Sintomas

A doença pode ser confundida com uma simples gripe pela semelhança dos sintomas. São comuns as tonturas, febre, perda de apetite, dores fortes e pulsáteis nos ossos da face, olhos avermelhados e lacrimejantes, nariz com secreção verde e amarela em grande quantidade e com cheiro forte. Algumas pessoas são mais susceptíveis à sinusite quando há mudança brusca de temperatura, passando de quente para frio. Isso independe de fatores genéticos.

Tratamentos

Para cada tipo de sinusite existe um tratamento específico. No caso da infecciosa é usado antibiótico, descongestionante nasal, lavagem nasal e antitérmico. A alergia é tratada com antialérgicos, descongestionantes nasais por curto prazo e solução fisiológica para lavagem nasal e drenagem da secreção.

Já a sinusite traumática utiliza antiinflamatório, caso não tenha surgido infecção secundária. Os médicos homeopatas utilizam medicamentos capazes de desinflamar a mucosa de revestimento dos ossos afetados. Por último, a sinusite crônica é tratada em harmonia com o paciente, visando o aumento de suas defesas orgânicas e diminuindo a vulnerabilidade.

Crianças

As crianças são um caso a parte com relação à sinusite. Elas quase sempre são afetadas por um tipo de alergia ficando vulneráveis à sinusite. As causas mais comuns são irritabilidade por causa do cloro de piscina, mudanças térmicas, bactérias , vírus, fungos e outras. Os tratamentos passam desde vaporização até inalações. A aplicação de descongestionantes deve ser controlada pois ela vicia e acaba irritando ainda mais a mucosa nasal. Fonte: Boa Saúde

.

Prevenção da sinusite

Embora você não possa prevenir por completo a sinusite, da mesma forma como não pode evitar resfriados e infecções bacterianas, dá para fazer algumas coisas para diminuir a sua freqüência e gravidade, e possivelmente evitar que a sinusite aguda torne-se crônica. Pessoas com susceptibilidade para sinusite, especialmente as que têm alergias, devem evitar ar poluído e não fumar cigarro. Caso suspeite que a sinusite está relacionada à poeira, mofo, pólen ou outros alérgenos, deve consultar o médico para identificar qual alérgeno causa a alergia a fim de tomar as medidas necessárias para reduzi-la.

Atividade que podem ocasionar sinusite incluem:

* Beber álcool.
* Nadar em piscinas tratadas com cloro.
* Mergulhar. Fonte: Copacabana Runners

.


Localização dos Seios

Os seios são cavidades ocas localizadas nos ossos situados em torno do nariz. Os dois seios frontais estão localizados logo acima das sobrancelhas; os dois seios maxilares, nos maxilares; e os dois grupos de seios etmoidais, em ambos os lados da cavidade nasal. Os dois seios esfenoidais (não mostrados na ilustração) localizam-se atrás dos seios etmoidais.

Causas da Sinusite

A sinusite pode ser aguda (de curta duração) ou crônica (de longa duração). A sinusite aguda pode ser causada por uma variedade de bactérias e ocorre freqüentemente após uma infecção viral das vias respiratórias superiores (p.ex., resfriado comum). Ocasionalmente, a sinusite crônica do seio maxilar é decorrente de uma infecção dentária.

Durante um resfriado, a membrana mucosa inflamada da cavidade nasal tende a obstruir as aberturas dos seios. Quando isto ocorre, o ar no interior dos seios é absorvido pela corrente sangüínea e a pressão em seu interior diminui, produzindo uma pressão negativa que é dolorosa, uma condição denominada sinusite por vácuo. Quando o vácuo permanece, ocorre a entrada de líquido no interior do seio, criando um ambiente propício para a proliferação bacteriana. Os leucócitos (glóbulos brancos) e uma maior quantidade de líquido entram nos seios para combater as bactérias e este fluxo aumenta a pressão e causa mais dor.

Na sinusite, os seios aparecem opacos em uma radiografia e, por essa razão, uma tomografia computadorizada (TC) pode ser utilizada para se determinar a extensão e a gravidade da sinusite. Quando um indivíduo apresenta uma sinusite maxilar, os dentes são radiografados para se verificar a existência de abcessos dentários.

Sinusite e comprometimento do Sistema Imune

Nos indivíduos com diabetes mal controlado ou com um sistema imune comprometido, os fungos podem causar uma sinusite grave e mesmo fatal.

A mucormicose (ficomicose) é uma infecção fúngica que pode ocorrer em indivíduos com diabetes mal controlado. Ela produz a morte do tecido da cavidade nasal, o qual torna-se preto e obstrui o fluxo sangüíneo ao cérebro, acarretando sintomas neurológicos (p.ex., cefaléia e cegueira). O médico estabelece o diagnóstico removendo o tecido infectado e examinando uma amostra ao microscópio. O tratamento consiste no controle do diabetes e na administração intravenosa de (…) uma droga antifúngica.

A aspergilose e a candidíase são infecções fúngicas freqüentemente fatais, as quais podem desenvolver-se nos seios de indivíduos com depressão dos sistema imune devido a um tratamento antineoplásico ou por doenças como a leucemia, o linfoma, o mieloma múltiplo ou a AIDS. Na aspergilose, ocorre a formação de pólipos no nariz e nos seios da face. O médico estabelece o diagnóstico removendo e analisando os pólipos. As tentativas para controlar essas infecções incluem a realização de uma cirurgia do seio e a administração intravenosa de (…) uma droga antifúngica.
Fonte: Manual Merck – capítulo 213 – Distúrbios do Nariz e dos Seios da Face

Sugestão de leitura:


Siga @danny_mou no Instagram!

| Deixe seu COMENTÁRIO AQUI |

5 Respostas para “Informações sobre Sinusite”

    Gravatar
  1. Su Princess Diz:

    Muito boa matéria! Eu tenho sinusite desde sempre, tm meses q ataca quase todos os dias, e tem meses que nem sinal….entaum naum sei qual tipo d sinusite me encaixo! e eu naum sabia q mergulhar fazia mal… =)

  2. Gravatar
  3. Doutor Leonardo Diz:

    É importante enfatizar que os sintomas da sinusite são muito semelhantes aos da gripe, do resfriado, e da rinite alérgica. Boa parte das pessoas que acha que tem sinusite crônica na verdade tem rinite alérgica. Dois fortes indícios de que um resfriado virou uma sinusite aguda são (1) quando os sintomas estavam melhorando e começaram a piorar; e (2) quando os sintomas duram mais de 10 ou 14 dias.

  4. Gravatar
  5. Adenevaldo Rodrigues de Souza Diz:

    Meu nome é Adenevaldo Rodrigues de Souza, sou Diretor Artistico da Rádio FM Pedra Aparada 87,9. Gostaria de receber material para um quadro que temos na nossa programação matutina “Alô Doutor” todas as quartas das 09:45 ás 10:00. Se voces poderem colaborar me envia o material. Divulgaremos as fontes de todo material que recebmos. Um abraço

  6. Gravatar
  7. Sonia Diz:

    Gostaria de agradecer, sobre informaçoes de tipos de sinusite. Materia facil de

    entendimento.

  8. Gravatar
  9. vanildareisdossantos Diz:

    gostaria de saber se sinusiti faz o cabelo cair. adorei a materia parabens.

Escreva, comente, participe do Blog!!!

Os comentários serão respondidos por aqui, então retorne para ler sua resposta.

Siga @dannymoubbg no Twitter!