Livros – parte 2

>> Diário Pessoal, 24/08/10

Em 2008, publiquei aqui no Blog uma lista bem legal de Livros sobre obesidade, gastroplastia e alimentação. Recentemente, navegando pela rede, encontrei alguns outros títulos que parecem bem interessantes e fiz uma nova listagem. Espero que gostem! ;)

.


Obesidade e sofrimento psíquico – Realidade, conscientização e prevenção

Autora: Patricia Vieira Spada

Obra introduz o leitor no universo emocional da obesidade, testemunhado pela autora durante sua longa experiência clínica em psicanálise, assim como em pesquisas acadêmicas.

O ato de comer demais pode mascarar o sofrimento do indivíduo diante da possibilidade de se defrontar com diferentes conflitos psíquicos, negligenciados ou minimizados tanto pela família quanto pela própria pessoa obesa. Ao ser compelido e até estimulado a repetir o mesmo comportamento que prejudica e impede de adotar hábitos alimentares e psicológicos saudáveis, o indivíduo sente solidão, impotência e desesperança.

Este livro decifra os enigmas psíquicos subjacentes à obesidade que não só seduzem, mas também sabotam de modo grave a qualidade de vida do indivíduo. Ao mesmo tempo, também mostra como os envolvidos, obesos ou não, ampliam as possibilidades de renovação espiritual, mental, emocional e física ao vivenciarem essa difícil experiência.

.


Tratando de Obesidade, suas causas e efeitos
Autora: Maria Tereza Zanella

Quando se nota um aumento significativo de peso, deve-se analisar primeiramente se ocorreu alguma mudança no estilo de vida. Será que houve diminuição das atividades físicas? Ou haverá algum fator emocional afetando a alimentação? Se as respostas não justificam o aumento de peso, provavelmente há o fator genético agindo como causa. Tratando de Obesidade esclarece o que é esse distúrbio, quais são seus sintomas e fatores desencadeantes e quais são os tratamentos disponíveis. Este guia reúne informações importantes para o conhecimento do problema e os possíveis caminhos para o tratamento. Além disso, apresenta preciosas dicas de hábitos saudáveis para manter a saúde e o bem-estar.

.


Vencendo a Obesidade
Autor: Robson Rodovalho

A obesidade é resultado de desequilíbrios que, corrigidos, resultarão em saúde, no sentido amplo da palavra. Isso poderá ser sentido em mais disposição, criatividade e, principalmente, uma vida mais longa. Neste livro você encontrará orientações práticas, princípios e dicas muito importantes sobre como construir sua saúde, através do equilíbrio entre alimentação, descanso e exercícios físicos. A saúde e a doença nem sempre são resultado do acaso, mas de princípios corretos, que se aplicados, trarão suas conseqüências, positivas ou negativas em nossas vidas. Este livro irá tirá-lo de uma cultura de erros alimentares ou da herança deixada por nossos pais sobre alimentação e saúde, e colocá-lo sobre bases sólidas e científicas a esse respeito. Inclui dicas de alimentação, com receitas, e programa de exercícios, para uma vida feliz, ativa e saudável. Vencendo a Obesidade é a prova de que uma vida saudável é possível com bom-senso, sem que seja necessário recorrer a fórmulas mágicas e torturantes para se obter boa aparência e vitalidade.

.


OBESIDADE – Prevenindo e controlando a epidemia global
Autor: Oms – Organização Mundial Da Saúde

O sobrepeso e a obesidade representam uma ameaça para a saúde nas populações em um número crescente de países. As comorbidades da obesidade incluem cardiopatia coronária, hipertensão e acidente vascular cerebral, alguns tipos de câncer, diabetes melito não dependente de insulina, colecistopatias, dislipidemia, osteoartrite, gota e doenças pulmonares, inclusive apnéia do sono. Além disso, os obesos sofrem preconceito social e discriminação por parte não apenas do público em geral, mas também de profissionais de saúde, o que pode torná-los relutantes em procurar assistência médica. A OMS, portanto, convocou um Conselho sobre obesidade para revisar as informações epidemiológicas atuais e seus fatores contribuintes. Neste livro, os métodos para o tratamento da obesidade são descritos, incluindo controle dietético, atividade física e exercício, e drogas anti-obesidade, com a cirurgia gastrointestinal sendo reservada para casos extremos.

.


Por que comemos o que comemos?
Autor: Fernando Zucoloto

Os principais pontos do livro estão centrados na questão da alimentação, inclusive desde que descemos das árvores até a discussão atual sobre os alimentos transgênicos e também a “indústria da obesidade”, que já observamos denúncias e alertas no filme Super size me, por exemplo. Na verdade, trata-se de uma história com viés antropológico e biológico da alimentação humana. Não é um livro extenso, mas um guia para o entendimento daquilo que comemos, comíamos e quem sabe venhamos a comer.

.


Transtornos alimentares e obesidade
Autores: Maria Angélica Nunes, José Carlos Appolinário, colaboradores

Esta nova edição de Transtornos alimentares e obesidade, o primeiro livro-texto brasileiro dedicado ao assunto, reúne mais de 50 profissionais com atuação reconhecida no tratamento desses transtornos. Entre outros tópicos, os autores descrevem os comportamentos e as emoções das pessoas na sua relação com a alimentação, como esses transtornos se desenvolvem, seu impacto na saúde e suas conseqüências sociais e psicológicas.

Sugestão de leitura:


Siga @danny_mou no Instagram!

| Deixe seu COMENTÁRIO AQUI |

2 Respostas para “Livros – parte 2”

    Gravatar
  1. Lilith Diz:

    gostei das dicas!
    :)

  2. Gravatar
  3. sirley Diz:

    OLÁ, ESTOU SEMPRE DE OLHO NOS SEUS ESMALTES. SABE TENHO TRANSFERIDO A MINHA ANSIEDADE DE ROER UNHAS PARA O VÍCIO DE FAZE-LAS SEMPRE E ESTOU AMANDO TUDO ISSO. PENSA NUMA PESSOA QUE COMIA A CABEÇA DOS DEDOS ATÉ CHEGAR NO SANGUE, DEPOIS QUE ESTIVE NA PSICÓLOGA ANTES DE FAZE MINHA CIRURGIA CONSEGUI MUDAR E ELA ME DISSE QUE ESSE MEU NOVO VÍCIO ESTA SOBRE CONTROLE KKK.
    TENHO 63 DIAS QUE FIZ A CIRURGIA DE REDUÇÃO ELIMINEI 24 KG E ESTOU MUITO BEM GRAÇAS A DEUS. UM ABRAÇO PARA VOCÊ VIU.

Escreva, comente, participe do Blog!!!

Os comentários serão respondidos por aqui, então retorne para ler sua resposta.

Siga @dannymoubbg no Twitter!