Dieta Mediterrânea

>> Diário Pessoal, 05/10/10

Aproveitando o tema do Programa Globo Repórter exibido dia 24/09/10, quero mais uma vez recomendar o Livro A Dieta dos Deuses, do Dr. Fedon A. Lindberg. É um livro excelente, que ensina muito sobre alimentação, baseado na Dieta Mediterrânea. Já foi citado algumas vezes aqui no Blog, pois é meu “livro de cabeceira”! ;)

Reproduzi um trecho bem interessante, falando sobre As Proteínas: Leia aqui!

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Dicas para incorporar a Dieta Mediterrânea na sua alimentação

O que é a Dieta Mediterrânea?
Constitui-se em um conjunto de alimentos e hábitos alimentares que fazem parte da cultura de determinados países da região mediterrânea, como Itália, França, Grécia, Espanha, Portugal, Líbano, entre outros.

Por que o interesse atual na Dieta Mediterrânea?

Apesar de existir há anos, esta dieta só começou a ser estudada detalhadamente há pouco tempo. Muitos estudos científicos vêm comprovando seus benefícios no tratamento e prevenção de doenças, inclusive cardiovasculares. Povos da região mediterrânea que consomem essa dieta possuem baixas taxas de doenças cardiovasculares e alta expectativa de vida.

Quais são as principais características dessa dieta?
- Uso de azeite de oliva como fonte principal de gordura na alimentação
- Alto consumo de vegetais, frutas, grãos, cereais
- Peixes e aves semanalmente, em quantidades moderadas
- Frutas secas oleaginosas (nozes e similares) diariamente
- Produtos lácteos diariamente, em quantidades moderadas
- Ovos (no máximo, quatro vezes por semana)
- Baixo consumo de carnes vermelhas (no máximo, duas vezes por semana)

*O vinho, em quantidade moderada junto às refeições, constitui-se em um componente característico da Dieta Mediterrânea, porém é extremamente importante que seu uso ocorra somente após avaliação médica.

DICAS SIMPLES PARA ADQUIRIR UMA DIETA “MAIS MEDITERRÂNEA”

- Substitua a manteiga e a margarina por azeite de oliva nos pratos, inclusive para o preparo de vegetais ou como um toque de sabor às sopas, além do tempero em saladas. O azeite de oliva também funciona na cocção.

- Tenha sempre um estoque de grãos e cereais integrais (feijões, ervilha, lentilha, arroz integral), macarrão integral, tomates frescos ou despelados, cebola, alho, cheiro-verde e ervas variadas. Com estes alimentos à disposição é possível elaborar pratos muito saborosos para acompanhar saladas e peixes, por exemplo.

- Divirta-se planejando uma refeição, utilize sempre estes grupos:
– Frutas frescas como laranja, banana, mamão, abacaxi, mexerica são exemplos fáceis de adquirir, ótimas fontes de nutrientes e fazem parte do hábito brasileiro
– Vegetais da estação: brócolis, couve-flor, pepino, abóbora, berinjela, beterraba, cenoura, abobrinha, vagem, e muitos outros vegetais. Monte um mix com esses vegetais + folhas, regue com azeite de oliva extra-virgem e adicione ervas.
– Grãos integrais como arroz, aveia, milho, trigo integral e outros grãos em pães devem compor cada refeição e não se esqueça: mantenha a manteiga e a margarina “fora da mesa” no dia-a-dia.

- Adquira o hábito de usar carne vermelha poucas vezes na semana e, quando consumir, não a coloque como o prato principal da refeição.

- Comece a mudança de maior consumo de peixes já nas compras:
– Compre menos carne vermelha e mais peixes como: sardinhas, atum, salmão ricos em gordura benéfica e varie com outros tipos de peixes.
– Em geral, o preparo de peixes é mais fácil e rápido do que o de carnes, a mudança é apenas uma questão de hábito.

- Outra dica preciosa: comer de maneira mediterrânea é aproveitar os alimentos da estação, eles contêm maior teor de nutrientes e de compostos que reforçam o sabor característico de cada um. Fique atento aos alimentos da época!

- Doces: se você prefere doces como sobremesa, tente escolher frutas maduras, mais doces e frescas ou então, frutas desidratadas como ameixa seca, uva-passa, figo seco, damasco, banana seca para satisfazer sua necessidade de um doce. Até frutas enlatadas, em seu próprio suco, são preferíveis às sobremesas ricas em açúcar e gordura. Extravagâncias doces são reservadas apenas para ocasiões especiais na dieta mediterrânea.

- Acima de tudo, lembre-se: dieta mediterrânea é qualidade e não quantidade! Alimentos como azeite de oliva e o grupo das nozes são ricos em nutrientes benéficos ao organismo, mas trazem também muitas calorias. O ideal é equilibrar o consumo com o gasto de energia diários para manter-se saudável!

Fonte: a nutricionista Cristina ThomazellaGlobo Repórter

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Sugestão de leitura:


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Uma Resposta para “Dieta Mediterrânea”

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  1. Vera Lucia Diz:

    Olá Danny. Seu blog é o melhor ponto de referencia de quem faz gastroplastia, assim como de quem vai fazer. Estou com quase todos os laudos prontos, mas ainda falto do pneumologista, pois não consegui fazer o 1º teste de espirometria e farei o 2º no dia 25. Vc saberia me informar o que acontece se também não conseguir fazer esse segundo teste? Não poderei fazer a cirurgia???? Obrigado pela sua atenção, beijos e até mais. Vera

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