Pavê de Ameixa com Nutella

>> Diário Pessoal, 24/02/11

Eu adoro esta receita, que aliás, foi criada por mim mesma! hehehe
A combinação de sabores da ameixa com a Nutella, hum… é sensacional. Vale a pena experimentar, aproveitando que ainda encontramos as ameixas nas feiras e supermercados.

- 6 ameixas grandes maduras e firmes
- 1 colher (chá) essência de baunilha
- 1 colher (sobremesa) conhaque
- 2 envelopes adoçante em pó

- 6 colheres (sopa) Nutella
- 3 colheres (sopa) creme de leite

- 1/2 pacote de Bolacha Champagne
- 100ml leite
- 1 colher (chá) chocolate em pó
- 1 caixinha pequena de creme de leite que bate chantilly => bem gelada

- Chocolate em pó peneirado para polvilhar
- Uva passa escura sem semente e granulado para enfeitar

Corte as ameixas ao meio e retire o caroço. Coloque as metades numa panela pequena, cubra com água mineral e acrescente a baunilha, o conhaque e o adoçante em pó. Deixe cozinhar por cerca de 3 ou 4 minutos, até amolecer as ameixas. Escorra, retire a pele com um garfo e amasse, formando um purê. Deixe esfriar.

Enquanto o purê esfria, bata na batedeira o creme de leite, até formar um chantilly firme. Reserve.

Misture a Nutella com o creme de leite e junte ao purê de ameixa já frio. Mexa bem, para incorporar.

Misture o leite com o chocolate em pó e molhe rapidamente as bolachas, arrumando-as no fundo de uma travessa pequena. Por cima, coloque o creme de ameixa com Nutella. Cubra com o chantilly. Polvilhe chocolate em pó e enfeite à gosto.

Leve para gelar. Rende 4 porções.

.

Mais informação sobre Ameixa:

Destaca-se pelo alto teor de água (84,8%), pelo baixo valor calórico, por não conter gordura, por ser rico em potássio, fonte de fibras e vitamina C. Contém também cálcio, magnésio, manganês, fósforo, ferro, cobre, zinco, vitaminas A, B1, B6, niacina, proteí­na e carboidrato. Além disso, é uma fruta muito indicada para pessoas que possuem prisão de ventre, por ser um alimento laxante.

Escolha as ameixas íntegras e de coloração forte e uniforme. Evite frutos com rachaduras. A coloração da ameixa modifica-se muito de uma variedade para a outra, não sendo, portanto, uma boa indicadora de amadurecimento.

As ameixas devem ser embalados e mantidos na parte inferior da geladeira a uma temperatura de 0°C. Para congelar ameixas, corte-as ao meio. Retire os caroços, armazene em sacolas plásticas, retirando o máximo de ar que conseguir. Elas podem ficar congeladas até 1 ano. As ameixas ficam moles quando congeladas.

Dependendo da variedade da ameixa, a mesma apresenta diferenças nutricionais. Exemplo disso é a quantidade de vitamina A da ameixa vermelha, ao passo que as outras possuem menor quantidade. A ameixa amarela, em comparação as outras, é mais doce e energética. E a ameixa preta possui elevada quantidade de água, sendo a mais apropriada para afecções urinárias. Fonte: Hortifruti

Sugestão de leitura:


Siga @danny_mou no Instagram!

| Deixe seu COMENTÁRIO AQUI |

Escreva, comente, participe do Blog!!!

Os comentários serão respondidos por aqui, então retorne para ler sua resposta.

Siga @dannymoubbg no Twitter!