Sopa de Ervilha com Paio

Com as noites frias que já estamos tendo durante o outono, é uma delícia tomar uma sopa quentinha na hora do jantar. Bom, pelo menos eu adoro! ;)

Esta receita então, além de ser deliciosa, é muito rápida e prática. Quem não quiser usar a ervilha em lata, pode usar a congelada na mesma quantidade. Só com a ervilha seca fica diferente, aí seria necessária uma adaptação da receita; eu nunca fiz, pois gosto da praticidade.

Ingredientes:
- 2 latas de ervilhas escorridas
- meio litro de água
- 1 cubo caldo de bacon
- sal à gosto
- 1 dente de alho picadinho
- 1 paio grande cortado em pedacinhos

Modo de Preparo:
Bata no liquidificador, a ervilha escorrida com o meio litro de água. Reserve.
Retire aquela capinha do paio e corte em pedacinhos. Refogue o paio na sua própria gordura, depois acrescente o alho e deixe dourar levemente.

Despeje a ervilha batida no liquidificador, o caldo de bacon e acerte o sal. Gosto de colocar um pouquinho de molho inglês. Deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela semi-aberta, por cerca de 20 minutos; até engrossar levemente. Mexa de vez em quando.

Sirva imediatamente, acompanhada de pão italiano fatiado. Fica uma sopa cremosa, consistente e com sabor marcante.

/

Se preferir, polvilhe parmesão ralado grosso por cima!

Receita postada originalmente no Blog, em 05/05/2011

/

Mais informação sobre Ervilha:

Além do alto teor de proteí­nas, as ervilhas verdes frescas são uma boa fonte de pectina e outras fibras solúveis, que ajudam a controlar os ní­veis de colesterol no sangue.

Escolha ervilhas com as vagens frescas, de cor verde-clara uniforme, sem machucados, bem cheias e pesadas. Quando estão passadas, têm uma aparência quase inchada, enrugada e amarelada, com manchas cinzentas. As em conserva não devem estar amolecidas e nem com cheiro azedo. As ervilhas secas não podem ser muito quebradas, nem apresentar excesso de sujeiras. Ao optar pelas ervilhas tortas procure aquelas que tenham uma coloração verde-clara uniforme, com vagens finas e grãos desenvolvidos.

As ervilhas frescas são conservadas em geladeira, sem debulhá-las. Use dentro de 2 dias. As ervilhas enlatadas, depois de abertas, devem ser passadas da lata para potes de vidro fechados e guardadas na geladeira, na parte superior. As ervilhas tortas podem ser mantidas na geladeira por 1 a 2 dias.

Seja qual for a sua forma, é um ótimo ingrediente para saladas, sopas, recheios, omeletes, tortas ou mesmo como guarnição. Cada porção de 100g de ervilha fresca crua, tem 81 calorias. Fonte: Hortifruti

Sugestão de leitura:


Siga @danny_mou no Instagram!

| Deixe seu COMENTÁRIO AQUI |

2 Respostas para “Sopa de Ervilha com Paio”

    Gravatar
  1. Viviane Diz:

    Adorei a receita, ebaaaa /o/

  2. Gravatar
  3. Aline Diz:

    Aqui em casa, todos gostam de Sopa de Ervilha. Nunca fiz com paio, vou experimentar sua receita, que parece uma delícia! Bjs

Escreva, comente, participe do Blog!!!

Os comentários serão respondidos por aqui, então retorne para ler sua resposta.

Siga @dannymoubbg no Twitter!