Bolo Integral Especialíssimo

>> Diário Pessoal, 13/07/11

Eu adoro Bolo Integral! Esta é uma receita muito especial (como o próprio nome já diz! ;) ), da minha amiga virtual Ana Kaddja. Quando vi no seu Blog: Eu Mulher, fiquei absolutamente ansiosa para testar! E hoje, quero compartilhar esta receita saborosa e nutritiva com vocês!

Eu fiz apenas duas alterações: acrescentei uvas passas e usei cereja em calda para decorar, pois não encontro cerejas frescas nesta época do ano. Este Bolo Integral fica muito úmido, doce na medida certa e a casquinha de gergelim por fora, confere um sabor diferente e delicioso!

Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) açúcar mascavo peneirado => usei Vitao
- 180g de manteiga em tablete (temperatura ambiente)
- 3 ovos
- 1 1/2 colher (chá) essência de baunilha
- 2 xícaras (chá) farinha de trigo integral => usei Vitao
- 1 xícara (chá) farinha de trigo branca
- 250 ml leite
- 2 1/2 colheres (sopa) cacau em pó peneirado
- 2 colheres (sopa) fermento em pó
- 7 castanhas do pará e 7 metades de nozes picadas
- 1 punhado uva passa escura sem semente => acrescentei
- gergelim para polvilhar a forma => usei Vitao

Modo de Preparo:
Misture o açúcar mascavo peneirado com a manteiga em temperatura ambiente, mexendo bem até formar uma mistura homogênea. Coloque os três ovos inteiros e a baunilha, mexendo com um fouet por sete minutos.

Depois, adicione as duas farinhas e vá acrescentando o leite aos poucos. A seguir, coloque o cacau puro peneirado, continuando a mexer, enquanto adiciona o fermento em pó. No final, coloque as castanhas, nozes e passas. Deixe a massa bem batida.

Unte a forma com manteiga e polvilhe bastante gergelim. Asse em forno médio, pré-aquecido por cerca de meia hora. Faça o teste do palito. Desenforme morno e enfeite com as cerejas.


Açúcar mascavo peneirado fica bem soltinho. >> Também fiz um bolinho no formato de coração! ;)

.

Ingredientes da Vitao , que usei nesta receita:

Para saber mais sobre esses e outros produtos, visitem o site da Vitao
e sigam o perfil no Twitter: @vitaoalimentos

.
.

Mais informação sobre Gergelim:

O gergelim é cultivado na Ásia tropical por causa de suas sementes, que fornecem até 50% de óleo (ou azeite) confeccionado de sementes cruas ou de sementes previamente torradas. As sementes de gergelim são ricas em manganês, cobre e cálcio (90mg de cálcio por colher de sopa para sementes integrais (não descascadas) e 10mg para sementes descascadas), e contém Vitamina B1 e Vitamina E. Elas contém fitoesteróis, que bloqueam a produção de colesterol. Os nutrientes do gergelim são melhores absorvidos se triturados antes do consumo.

O gergelim pode ser utilizado como alimento ou como condimento, dependendo dos pratos em que é empregado e nas quantidades em que dele se utilizam. Muito nutritivo e saudável, pode ser encontrado em casas de produtos naturais e mercados em diversas formas como o gergelim cru sem ou com casca; o gergelim torrado; óleo de gergelim natural ou torrado e também a pasta de gergelim, chamada tahine.

Normalmente encontram-se as sementes claras do gergelim, mas também existem as escuras. O gergelim preto, é mais comumente utilizado para fins medicinais e muito utilizado no preparo de uma mistura conhecida como gersal (gergelim + sal).

Sugestão de leitura:


Siga @danny_mou no Instagram!

| Deixe seu COMENTÁRIO AQUI |

2 Respostas para “Bolo Integral Especialíssimo”

    Gravatar
  1. Eu Mulher Diz:

    Danny, seu bolo ficou maravilhoso!! Adorei você ter colocado também o gergelim na forma.

    Muitos beijos e obrigada.

  2. Gravatar
  3. Liane B. Diz:

    Amo bolo integral, adorei esse!

Escreva, comente, participe do Blog!!!

Os comentários serão respondidos por aqui, então retorne para ler sua resposta.

Siga @dannymoubbg no Twitter!