Crianças não devem consumir bebidas energéticas

As crianças não devem consumir bebidas energéticas, e raramente precisam de bebidas esportivas. Bebidas esportivas (isotônicas) e bebidas energéticas estão sendo fortemente comercializados com propagandas voltadas para crianças e adolescentes, mas na maioria dos casos elas não precisam deles. Alguns destes produtos contêm substâncias que podem ser prejudiciais às crianças, e os pais precisam ter conhecimento disto.

Em artigo da revista Pediatrics (da Academia Americana de Pediatria – AAP) de junho/2011, descreve como estes produtos estão sendo mal utilizados, discute os seus ingredientes e fornece orientações para diminuir ou eliminar o consumo por crianças e adolescentes, devendo ser de leitura obrigatória para os pediatras.

“Há uma grande confusão sobre bebidas esportivas ou bebidas energéticas, e os adolescentes são muitas vezes desconhecem as diferenças entre esses produtos“, disse Beth M. Schneider uma das co-autoras do artigo. Alguns jovens estão bebendo bebidas energéticas quando seu objetivo é simplesmente para repor os líquidos após os exercícios físicos. Isso significa que eles estão ingerindo grande quantidade de cafeína e de outros estimulantes e substâncias. O nome energético pode induzir ao erro.

As bebidas esportivas ou bebidas energéticas são produtos diferentes, disse Holly J. Benjamin, outro co-autor do artigo. As bebidas isotônicas, que contêm carboidratos, minerais, eletrólitos e aromatizantes, se destinam a substituir a água e eletrólitos perdidos através do suor durante o exercício. As bebidas esportivas podem ser úteis para os jovens atletas envolvidos em atividades físicas vigorosas, mas na maioria dos casos eles são desnecessários no campo dos esportes ou o refeitório da escola, e também são contra-indiciados para a reposição normal de líquidos, pela grande concentração de sais minerais e açúcar.

“Para a maioria das crianças que fazem atividades físicas rotineiras, água pura é melhor“, disse o Dr. Benjamin. As bebidas esportivas ou isotônicas contêm calorias extras que as crianças não precisam, e poderia contribuir para a obesidade e cárie dentária, além de sobrecarregar rins e o coração dos jovens. É melhor para as crianças a beber água durante e após o exercício, e ter a ingestão recomendada de suco e leite com baixo teor de gordura às refeições. As bebidas esportivas não são recomendadas como bebidas para se tomar com as refeições.

As bebidas energéticas contêm substâncias não encontradas em bebidas esportivas que funcionam como estimulantes, tais como guaraná, cafeína e taurina. Cafeína (de longe o estimulante mais popular) tem sido associada a uma série de efeitos nocivos para a saúde em crianças, incluindo os efeitos sobre o desenvolvimento neurológico e os sistemas cardiovascular. As bebidas energéticas nunca são apropriados. Em geral, bebidas que contêm cafeína, incluindo refrigerantes, devem ser evitados por crianças e adolescentes, ou ter seu uso restrito.

O artigo contém tabelas com produtos específicos disponíveis hoje e seus conteúdos. “Em muitos casos, é difícil dizer o quanto a cafeína é de um produto, olhando para o rótulo“, disse Schneider. “Algumas latas ou garrafas de bebidas energéticas pode ter mais de 500 mg de cafeína, que é o equivalente de 14 latas de refrigerante.”

As recomendações da AAP incluem:

1. O pediatra deve destacar a diferença entre bebidas esportivas ou bebidas energéticas e orientar os pacientes e seus pais, falando e explicando sobre os potenciais riscos à saúde.

2. As bebidas energéticas apresentam riscos potenciais à saúde devido aos estimulantes que contêm, e nunca deve ser consumida por crianças ou adolescentes.

3. A ingestão de carboidratos contidos em bebidas esportivas por crianças e adolescentes deve ser evitado ou limitado, pois eles podem aumentar o risco de sobrepeso e obesidade, bem como cárie dentária.

4. As bebidas esportivas têm uma função limitada para atletas pediátricos, e devem ser ingeridos quando existe uma necessidade de rápida reposição de carboidratos e / ou eletrólitos em combinação com água durante prolongada, atividade física vigorosa.

5. A água deve ser a principal fonte de hidratação para crianças e adolescentes, tanto no exercício quanto fora dele. Autor: José Luiz Setubal

Fonte: Blog Saúde Infantil – Hospital Sabará

Sugestão de leitura:


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Uma Resposta para “Crianças não devem consumir bebidas energéticas”

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  1. Debora Diz:

    Que menina linda na foto!!!
    Bjs Debora

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