Dores no pescoço/ombro, músculo trapézio e RPG

>> Diário Pessoal, 19/07/11

Eu passei um ano acreditando que tinha um Desvio na Coluna Cervical! Pois é… que situação desagradável! Isso ocorreu, graças à um raio-x batido errado. O técnico estava com preguiça, me mandou encostar no local e não mexer. Como eu estava com dores, fiquei toda torta e ele não arrumou minha posição.

Durante esse tempo todo, a dor vinha e passava. As 10 sessões de fisioterapia que eu fiz, também não adiantaram nada.

Semana passada, a dor voltou com muita intensidade e eu passei uma noite acordada, já que não encontrava posição! Marquei uma consulta com outro ortopedista e fiz novas chapas. Desta vez, a técnica me posicionou corretamente antes de bater as chapas. Para minha surpresa, o médico disse que não tinha nenhum desvio na minha coluna, que estava tudo absolutamente normal, os espaçamentos, a posição da coluna, enfim…

Mexeu no meu braço para todos os lados, no pescoço e ombros; disse que o problema era causado no músculo chamado Trapézio, que estava sendo exigido muito, pela má postura que fico durante horas, trabalhando na frente do computador. Eu comentei do desvio constatado poucos meses antes e ele disse que era impossível sumir assim. E realmente, vendo a nova chapa, aquela curvatura esquisita do raio-x anterior não estava presente.

Fiquei chateada e feliz, ao mesmo tempo. Por causa de um exame mal realizado, recebi um diagnóstico errado! Mas, pelo menos, agora sei que meu problema é realmente postural.

Bom, em resumo: preciso corrigir a postura e praticar alguma atividade física, para fortalecer a musculatura do pescoço e ombros, que está sendo muito exigida, pela minha jornada de trabalho. Se não cuidar agora, este problema se agravará no futuro.

O tratamento inicial foi: 5 dias de repouso (que cumpri mais ou menos! ;) ) + relaxante muscular e anti-inflamatório. Já tomei tudo direitinho e agora vou começar com 10 sessões de RPG e depois, vejo qual atividade farei. As recomendadas foram: natação, pilates, yoga ou musculação.


Foto: internet

Já fiz as devidas alterações na minha mesa de trabalho. E não posso esquecer de manter sempre o cotovelo apoiado, para não sobrecarregar o ombro. O ideal, seria utilizar o “mouse” alternando as mãos direita e esquerda. Mas, para uma pessoa completamente destra, esta tarefa é muito difícil.

.

O Músculo Trapézio, de configuração triangular, é o mais superficial dos músculos da região posterior do tronco e do pescoço. Divide-se em Trapézio Superior, Médio e Inferior, tendo cada um deles a sua origem, inserção e movimentos especificos. O músculo trapézio é fixado no crânio e contribui para manter a cabeça ereta e para girá-la, permitindo colocar os ombros para trás.

Trabalhar o músculo do trapézio significa fortalecer a região do pescoço. Este fortalecimento do pescoço pode ser uma exigência, tanto para desportistas profissionais por puro objetivo competitivo, quanto para pessoas que esforçam estes músculos de forma excessiva por hábitos errados ou por exigência de trabalho.

.

O que é RPG?
A Reeducação Postural Global (ou sua marca registrada RPG), é um método de fisioterapia que consiste em ajustamentos posturais para reorganização dos segmentos do corpo humano, através do alongamento do tecido muscular retraído, a fim de permitir a reorganização das miofibrilas e o reequilíbrio dos músculos que mantêm a postura. É uma técnica revolucionária que considera os sistemas muscular, sensitivo e esquelético como um todo e procura tratar, de forma individualizada, os músculos que se diferenciam na estrutura.

Criada na França, em 1980, pelo fisioterapeuta francês Philippe E. Souchard, a RPG é uma técnica realizada, exclusivamente, por fisioterapeutas.

Dores nas costas, nas articulações, noites mal dormidas, tensões musculares, etc. Quem nunca passou por pelo menos uma dessas desagradáveis experiências? A terapia RPG trata esses e muitos outros problemas com bons resultados, por meio da reeducação do corpo. Fontes: Wikipédia e SOS Coluna

Sugestão de leitura:


Siga @danny_mou no Instagram!

Related Posts with Thumbnails

| Deixe seu COMENTÁRIO AQUI |

2 Respostas para “Dores no pescoço/ombro, músculo trapézio e RPG”

    Gravatar
  1. ALessandro Diz:

    O trapezio do lado esquerdo é acentuadamente desenvolvido; treino encolhimento com haltere apenas no lado direito para igualar a aproximadamente 1 mês e ainda não obtive resultado. Em muitos post a recomendação é que se deve treinar ambos os lados mesmo que exista diferença muscular. Existe um treino que isola o trapezio do lado direito para igualar com o esquerdo.

  2. Gravatar
  3. Valdirene Diz:

    Olá, ha 7 meses tbm tenho sentido dores no trapézio, tem dias q é insuportavel, essa dor irradia para os ombros, e nuca, vou em vários medicos, mas ainda n obtivesse sucesso, Ja tomei varios remedios, troquei de cama, travesseiro, faço acupuntura, massagens é o q me dá alivio no dia em q estou estou com muita dor, ja n aguento mais, fico mto deprimida por ja acordar com dores, tenho a sensação qdo acordo q meu pescoço está curto e dói qd me alongo. =(
    Sou mto ansiosa e sinto q piora qdo estou em crise de ansiedade..
    Será q td isso é tensão??
    Espero em breve encontrar algum medico q me ajude com algum tratamento correto.
    bjo

Escreva, comente, participe do Blog!!!

Os comentários serão respondidos por aqui, então retorne para ler sua resposta.

Siga @dannymoubbg no Twitter!