Fondue de Queijo Tirolez

>> Diário Pessoal, 24/08/11

Nos meses de inverno, todos aqui em casa ficam ansiosos para saborear uma deliciosa Fondue de Queijo! ;)

Antes de “descobrir” a prática e deliciosa Fondue de Queijo Tirolez, eu precisava misturar os queijos e fazer em casa. Ficava muito gostoso, mas dava um pouquinho de trabalho comprar os queijos adequados e preparar tudo. Já tínhamos comprado duas outras marcas de Fondue pronta e foi somente decepção com a consistência e, principalmente, com o sabor…

Estou falando isso, não pela Tirolez ser parceira aqui do Blog; mas sim, pela realmente deliciosa Fondue de Queijo que eles fabricam! A consistência é super cremosa, perfeita mesmo e o sabor, agrada em cheio todos nós! Só preciso comprar os pães variados e também as batatinhas bolinha, pois acho que combinam muito bem com queijo, cozidas “al dente”.

Quem experimentar a Fondue de Queijo Tirolez, vai adorar! Cada embalagem, serve muitíssimo bem 3 pessoas e vem pronta para usar. Contém queijo tipo Gruyère, que faz toda a diferença em qualquer fondue!


Minha Bonequinha Alyssa, curte todo o ritual e também aprova o sabor! ;)

.

Uma mistura de queijos apropriados derretidos com vinho em fogo brando é a síntese da “fondue”. Uma solução culinária simples, mas longe de ser banal. Ela é o centro para onde convergem as atenções da mesa reunida, e fonte alimentadora da deliciosa conversa de pessoas compartilhando o mesmo alimento.

Originária da Suíça, a “fondue” é cercada de histórias no tocante ao seu surgimento.

Uns, contam que foram os lenhadores suíços os responsáveis pelo seu aparecimento, pois era muito utilizada como refeição entre eles nos serviços de inverno. Outros acreditam que sua origem se deve aos caçadores que percorriam os Alpes, procedentes de diferentes regiões do país.

Conta-se que cada um trazia consigo pedaços de queijos que juntavam numa mesma panela, agregando vinho, e fundindo-os para comê-los quente, com pão, ao invés de frios, de forma individual e solitária. Seja qual for o seu começo, a “fondue” continua sendo o prato da unidade nacional na Suíça.

No Brasil esse ritual vem sendo incorporado nas regiões sul e sudeste do país, onde as noites frias de inverno possibilitam consumir a “fondue”, geralmente em grupo, pois o seu espírito é o de confraternizar as pessoas.

Fonte: A História do Queijo (Dicas para Queijófilos), escrito por Disney Criscione.

Sugestão de leitura:


Siga @danny_mou no Instagram!

| Deixe seu COMENTÁRIO AQUI |

Uma Resposta para “Fondue de Queijo Tirolez”

    Gravatar
  1. Dri Viaro Diz:

    que linda sua pequena :)

    beijos

Escreva, comente, participe do Blog!!!

Os comentários serão respondidos por aqui, então retorne para ler sua resposta.

Siga @dannymoubbg no Twitter!