Alimentos que dão energia

Trabalhando sempre por uma alimentação mais saudável, nós da Vapza seguimos em busca de dicas que possam melhorar os hábitos alimentares daqueles que primam por uma melhor qualidade de vida.

Pensando assim, hoje vamos conhecer um pouco mais sobre os alimentos que dão energia. Você já viu conosco, em Entenda como funciona a Pirâmide dos Alimentos, que todos eles fazem parte de uma alimentação saudável, desde que sejam consumidos observando a quantidade e harmonia dos elementos que formam a refeição.

Por esse motivo, é extremamente importante seguirmos uma dieta saudável, obedecendo às quantidades de nutrientes, proteínas e gorduras necessárias para saciar a fome, paladar e o corpo. Divididos em grupos, os alimentos que dão energia são classificados como construtores, reguladores e energéticos:

Os alimentos construtores são os mais ricos em proteína, cálcio e ferro, e por isso são os responsáveis pela formação e renovação do organismo. Os principais alimentos construtores são as carnes em geral, leites e derivados, soja e as leguminosas, como feijão, lentilha e grão-de-bico.

Já os alimentos reguladores são as frutas, verduras e legumes. Ricos em vitaminas e sais minerais, eles ajudam o organismo em suas funções vitais, permitindo o correto funcionamento dos órgãos.

Por fim, os alimentos energéticos são aqueles ricos em carboidratos e gorduras, constituindo-se em verdadeiras fontes de energia para o organismo. São eles: macarrão, pães, cereais (como milho e arroz), oleaginosas (castanhas, nozes e amêndoas), azeite e óleos em geral, legumes (mandioca, batata, inhame), açúcar, mel, entre outros. Fonte: Cozinha Vapza

Sugestão de leitura:


Siga @danny_mou no Instagram!

| Deixe seu COMENTÁRIO AQUI |

Escreva, comente, participe do Blog!!!

Os comentários serão respondidos por aqui, então retorne para ler sua resposta.

Siga @dannymoubbg no Twitter!