Torta Farofa de Peras e Cerejas

>> Diário Pessoal, 20/01/12

Esta é uma receita deliciosa e diferente. Além de fácil de fazer! O sabor suave das peras, combina de uma maneira incrível. Todos que experimentaram, adoraram. Super aprovada! ;)

Faça uma farofa com os ingredientes abaixo e reserve:
- 2 xícaras (chá) farinha trigo
- ½ colher (sopa) fermento em pó
- 1 ½ xícara (chá) açúcar
- ½ xícara (chá) margarina em temperatura ambiente

Outros ingredientes:
- 4 peras portuguesas cortada em fatias finas, com a casca
- 1/2 xícara (chá) cerejas frescas cortadas ao meio
- 4 ovos inteiros
- ½ xícara (chá) leite integral
- açúcar e canela para polvilhar

Coloque metade da farofa numa assadeira média untada e enfarinhada, apertando levemente. Arrume as fatias de pera e distribua as cerejas cortadas. Polvilhe açúcar + canela e cubra com a outra metade da farofa.

Bata no liquidificador ou mixer, os ovos com o leite e despeje cuidadosamente sobre a massa. Polvilhe canela em pó por toda a superfície. Leve ao forno médio pré-aquecido, por cerca de 35/40 minutos, até dourar. Se necessário, faça o teste do palito.

.

No começo do mês, recebi da LusoPêra, uma caixa enorme, com as deliciosas peras portuguesas Aurora Júnior. Eu já tinha comentado aqui no Blog, sobre as mini peras portuguesas, que eu conheci em 2009 e realmente adoro! ;)

Além de sabor suave, elas são levemente crocantes. Só experimentando mesmo, para saber que delícia! E também podem ser utilizadas em diversas receitas, basta usar a criatividade.


Foto: Pêra Rocha / LusoPêra

A Pêra Rocha é um fruto tradicional de Portugal, com o Oeste a deter mais de 95% da produção mundial. Foi descoberta há mais de 150 anos, em Sintra. Embora se conheçam pomares deste delicioso fruto com cerca de 100 anos, no concelho do Bombarral.

É uma pêra de cor amarela ou esverdeada, depende da sua maturação, sabor agradável, polpa branca, firme, açucarada, sumarenta e com excelente poder de conservação.

Nunca sofreu melhoramentos genéticos, é rústica, mantém a sua originalidade, para além do seu grande valor nutritivo através do consumo em fresco, detém extraordinárias potencialidades para o seu uso na produção de doces e licores de produção artesanal.” Fonte: LusoPêra

Sugestão de leitura:


Siga @danny_mou no Instagram!

| Deixe seu COMENTÁRIO AQUI |

Uma Resposta para “Torta Farofa de Peras e Cerejas”

    Gravatar
  1. Rachel Azevedo Diz:

    Bom dia Danny, eu também adoro peras e essa torta está com uma cara ótima, me lembrou a massa do clafoutis, delícia!
    Bjuss!!!

Escreva, comente, participe do Blog!!!

Os comentários serão respondidos por aqui, então retorne para ler sua resposta.

Siga @dannymoubbg no Twitter!