Feijoada by Danny

>> Diário Pessoal, 23/04/14

O tempo deu uma esfriada aqui em Sampa e aqui em casa, logo ficamos com vontade de comer Feijoada! Em qualquer restaurante, podemos encontrar feijoada todas as quartas e sábados, mas… a vontade bateu por “aquela senhora feijoada”, feita em casa com muito capricho! ;)

Falar de Feijoada Light soa até engraçado, mas eu gosto de tirar todas as gordurinhas das carnes, coloco um pingo de óleo para refogar e não uso os pertences mais pesados. Então, vamos agora conhecer minha receita, testada e aprovada por muitos amigos e aprimorada no decorrer dos anos: Feijoada by Danny.

Eu cozinho um pacote de carne seca Paineira, de preferência dianteiro ou traseiro – quem curte uma gordurinha, também pode usar a ponta de agulha – juntamente com um pedaço grande de lombo. Ambos já ficaram de molho e foram previamente dessalgados. Coloco água, uma folha de louro e os pedaços de carne seca + lombo cortados em cubos grandes, na panela de pressão. O lombo cozinha mais rapidamente, em cerca de 25/30 minutos já está bom. Eu retiro e volto a panela ao fogo, deixando pegar pressão novamente e cozinho a carne seca por mais uns 15 minutinhos. Escorro a água e reservo.

Os demais ingredientes, eu cozinho junto com o feijão preto (que ficou de molho durante a noite). Se a sua panela de pressão não for bem grande, é melhor dividir essa fase em duas etapas, senão não vai caber.

- 1 Kg Feijão Preto
- 2 gomos de linguiça calabresa defumada em rodelinhas
- 3 gomos de paio em rodelas grossas
- 1 pedaço de bacon picado
- 1 pedaço de costelinha defumada
- 2 envelopes de tempero para feijão

Eu gosto muito mais da costelinha defumada, apesar de ser bem mais cara. Quem for usar a salgada, precisa retirar o excesso de sal como se faz com o lombo e a carne seca, antes de cozinhá-la.

Coloque tudo na panela de pressão e complete com água, deixando uma margem equivalente a 4 dedos. Depois que pegar pressão, cozinhe por 20/25 minutos em fogo médio.

Agora eu uso uma panela enorme, para colocar todos os ingredientes já cozidos, mais o lombo e a carne seca Paineira reservados. Se necessário, coloco mais água e deixo no fogo baixo. Enquanto isso, numa panelinha, faço um refogado com bastante cebola picadinha, alho e uma folha de louro. Quando dourar, despejo na panela da feijoada e mexo bem. Gosto de colocar molho inglês também, pois dá um sabor especial. É bom provar o sal nessa hora. Quem curte pimenta, fique à vontade; aqui em casa ninguém gosta, então, não coloco.

O ponto fica ao gosto do pessoal: Feijoada mais grossa ou com mais caldo. O importante é que as carnes estejam bem macias e suculentas! ;)

Acompanhamentos perfeitos: arroz branco, couve refogada bem fininha, farinha de mandioca torrada e fatias de laranja (que ajudam a cortar o excesso de gordura). Estão servidos?

Sugestão de leitura:


Siga @danny_mou no Instagram!

| Deixe seu COMENTÁRIO AQUI |

Uma Resposta para “Feijoada by Danny”

    Gravatar
  1. Liziane Camargo Diz:

    Babei pela tua feijoada, preciso experimentar xD

Escreva, comente, participe do Blog!!!

Os comentários serão respondidos por aqui, então retorne para ler sua resposta.

Siga @dannymoubbg no Twitter!