Mitos e verdades sobre os cabelos

As mulheres estão sempre em busca de tudo que possa deixar – e manter – os fios bonitos, bem cuidados, com brilho e maciez. No entanto, muitas crendices ainda fazem a cabeça do público feminino. O que de fato é mito e o que é verdade? A dermatologista Vanessa Penteado, diretora médica da Clinica Pantheon, responde algumas questões. Confira!

Lavar os cabelos diariamente provoca a queda.
MITO. Lavar os fios todos os dias apenas remove aqueles que já caíram. A queda, na verdade, está muito mais relacionada às questões internas (que ocorre no bulbo capilar) que aos fatores externos. A frequência ideal das lavagens depende do tipo de cabelo: normal ou seco (lavar em dias alternados) e oleoso (lavar diariamente).

Usar boné prejudica os fios e também pode fazê-los cair.
MITO. O uso do boné não faz cair os cabelos, mas pode aumentar a oleosidade em pessoas com essa predisposição. Por isso, nestes casos, pode aumentar a queda dos fios. No entanto, o boné tem a vantagem de proteger o couro cabeludo da agressão dos raios ultravioletas.

Água quente prejudica a beleza dos fios.
VERDADE. A temperatura elevada da água resseca a estrutura capilar, estimula o aumento da oleosidade e favorece a queda. Quem apresenta dermatite seborreica deve evitar água quente, pois devido ao aumento da oleosidade, é normal ocorrer piora da doença e queda maior dos fios.

A tintura pode provocar a queda dos fios.
MITO. A maioria dos tonalizantes contém substâncias químicas como o amoníaco, que pode causar danos sérios à estrutura capilar. No entanto, tais produtos agem nos fios, não na raiz do cabelo. Por isso, não interferem na queda, mas podem provocar a quebra dos fios.

O cabelo cai mais no inverno e no verão cresce mais.
VERDADE. Nos meses frios, sensores de luz localizados na pele recebem menos luminosidade. Essa mudança diminui o estímulo da divisão celular, o que gera um número menor de fios e ainda enfraquece a raiz. Resultado: além de os fios caírem mais rápido, eles também nascem mais devagar. Como o sol estimula a atividade de alguns hormônios, como a prolactina e a melatonina, que induzem o bulbo capilar a ‘trabalhar’ mais, acaba ocorrendo um aceleramento no crescimento dos fios nos meses mais quentes. Fonte: Ikesaki

Sugestão de leitura:


Siga @danny_mou no Instagram!

| Deixe seu COMENTÁRIO AQUI |

2 Respostas para “Mitos e verdades sobre os cabelos”

    Gravatar
  1. thatiane gomes Diz:

    adorei tudo que tem cabelo eu ja grito, obrigada pelas dicas

  2. Gravatar
  3. Luciane Guimarães Diz:

    Olá flor tem TAG lá no blog pra vc!
    http://artesanatoluguimaraes.blogspot.com.br/2012/06/respondendo-tag-11.html

Escreva, comente, participe do Blog!!!

Os comentários serão respondidos por aqui, então retorne para ler sua resposta.

Siga @dannymoubbg no Twitter!