Alimentos que roubam o nosso cálcio!

Sal, café, refrigerante e chocolate dificultam a absorção de cálcio pelo nosso organismo!

O cálcio é um elemento fundamental para o fortalecimento e manutenção da massa óssea no corpo, além de ter outros papéis importantíssimos em nosso corpo. De acordo com a endocrinologista Dra. Tatiana Cunha, “ele participa de funções como a contração muscular, funcionamento das células, transmissão de impulsos nervosos, regulação da pressão arterial, produção de hormônios e enzimas”.

Dados compilados pela pesquisa Firme e Forte Osteoporose 2012, que ouviu cerca de 2 mil brasileiras acima de 16 anos e 1 mil homens acima de 16 anos, mostram que 61% da população consome alimentos enriquecidos em cálcio. Além disso, entre as mulheres com mais de 45 anos, 54% procuram ingerir uma quantidade maior de alimentos ricos em cálcio ou vitamina D, 20 % consomem produtos fortificados ou enriquecidos com cálcio e 26% tomam suplementos de cálcio e vitamina D. A pesquisa ainda afirma que 72% das mulheres acima de 45 anos de idade não praticam atividades físicas regularmente. Entre as que fazem exercícios, 32% costuma realizar na frequência de 3 a 4 vezes por semana.

Portanto, é essencial incluir no cardápio diário alimentos ricos em cálcio, principalmente para as pessoas que tem predisposição a desenvolver a doença seja por histórico familiar, hábitos errôneos, como fumar e ingerir bebidas alcoólicas, e não praticar exercícios físicos regularmente. O que pouca gente sabe é que, mesmo consumindo esses alimentos, existem outros que apesar de ter boas funções no organismo, acabam consumindo a quantidade de cálcio do nosso corpo, “roubando” esse nutriente e impedindo que ele aja beneficamente. “O sal, fitatos e oxalatos, café, refrigerante e chocolate dificultam a absorção do cálcio, prejudicando sua biodisponibilidade”, comenta a Dra. Tatiana.

Por conta da cafeína, o café e outras bebidas, como os refrigerantes e chás, que levam esse componente podem ser prejudicais, quando consumidas em excesso, para quem tem osteoporose. Ela tem efeito diurético e, portanto, prejudica a absorção do cálcio, contribuindo para que ele seja eliminado mais rapidamente do organismo pela urina. É importante lembrar que não se deve consumir mais do que quatro xícaras de café por dia.

O sódio, presente no sal, também aumenta a eliminação do cálcio por meio da urina. É muito importante evitá-lo ao máximo do consumo diário, principalmente no momento em que se tempera a salada. Para substituí-lo vale usar o limão e o azeite.

Os refrigerantes são outros grandes vilões, principalmente pelo fato de terem grande quantidade de fósforo em sua composição, outro nutriente que prejudica a absorção de cálcio no organismo. O que acontece é que o fósforo aumenta a produção do paratormônio, um hormônio responsável pelo controle do cálcio nos ossos e também nas células. “O excesso de proteínas e fósforo presentes nas carnes vermelhas e nas bebidas com ‘cola’, bem como o uso excessivo de sal aumentam a perda de cálcio pelo rim”, explica a reumatologista da Unifesp, Dra. Vera Lucia Szejnfeld.

Os fitatos e o ácido oxálico, presentes no feijão, ervilha, nozes, espinafre, acelga e tomate, aumentam a eliminação do cálcio por meio das fezes. Apesar de muito conhecidos como saudáveis, os cereais possuem essas duas substâncias. Não necessariamente eles devem deixar de ser consumidos. O ideal é ingerir outros alimentos que ajudem na absorção do cálcio como as frutas, verduras e legumes.

Além de ter cafeína, o chocolate conta com o ácido oxálico que, como dito anteriormente, aumenta a eliminação de cálcio pelas fezes. “A quantidade de cafeína é a mesma, independente da quantidade de cacau”, garante Sandra. Ela também alerta que o chocolate ou achocolatado em pó adicionado ao leite tem o mesmo efeito. Para comer essa delícia com menos culpa, a nutricionista aconselha o consumo de chocolates com maior teor de cacau, pois, apesar de prejudicar a absorção de cálcio, há, ao menos, maior ação antioxidante – o que não acontece com chocolates com menos cacau em sua composição.

“O cálcio é importante, mas sozinho não cumpre suas funções. Concentrações adequadas de vitamina D, exposição ao sol em horários recomendados e com o protetor solar, alimentos enriquecidos com cálcio e vitamina D e, ou, suplementação farmacológica quando necessário, são fatores que garantem os benefícios desse nutriente”, completa a Dra. Tatiana. Fonte: Bolsa de Mulher

Sugestão de leitura:


Siga @danny_mou no Instagram!

| Deixe seu COMENTÁRIO AQUI |

Uma Resposta para “Alimentos que roubam o nosso cálcio!”

    Gravatar
  1. Priscila Lucas Diz:

    Menina que coisa,e olha que são as coisa que maiis gostamos,mas
    adorei as dicas..

Escreva, comente, participe do Blog!!!

Os comentários serão respondidos por aqui, então retorne para ler sua resposta.

Siga @dannymoubbg no Twitter!