Fava com Carne Seca

Esta receita originariamente é do Edu Guedes, mas mudei tanta coisa, que agora ela é minha, ok? ;)

Ingredientes:
- 1/2 kg de fava branca
- 2 cubos ou sachês de caldo de galinha
- 1 cenoura média
- 2 cebolas grandes
- 6 linguiças finas de frango
- 1 xícara (chá) de carne seca Paineira => já cozida e bem desfiada
- salsinha e cebolinha à gosto

Modo de Preparo:
Deixe a fava de molho de um dia para o outro. Cozinhe a fava na panela de pressão, juntamente com a linguiça e os 2 cubinhos de caldo de galinha. Após começar a ferver, monitore abrindo a panela de 10 em 10 minutos, para evitar que a fava amoleça demais.

Enquanto a fava cozinha, corte as cebolas em rodelas finas, corte a cenoura em tirinhas super finas no sentido do comprimento (usar o descascador de legumes para fazer as fatias é o indicado).

.

Numa frigideira grande, coloque bastante azeite de oliva e refogue a cebola com a cenoura em fogo baixo, sempre mexendo, até ficarem bem macias. Tire as linguiças da panela de pressão, corte em pedacinhos bem pequenos e acrescente na frigideira. Continue mexendo. Acrescente a carne seca e continue mexendo. Por fim, acrescente metade da fava cozida e refogue um pouco junto com a mistura, jogue salsinha e cebolinha e misture mais um pouco.

.

Desligue o fogo da frigideira. Verifique o caldo que sobrou na panela de pressão e retire um pouco se tiver muito, deixando no máximo 2 dedos de caldo. Jogue a fava refogada de volta na panela de pressão e misture bem, passe para uma travessa e sirva bem quente! Ótimo para comer com arroz.

.

A fava é uma leguminosa muito rica em proteína vegetal (mas de extremo valor nutricional) e fibras (propiciando um melhor funcionamento intestinal); também é fonte de carboidratos, cálcio e possui boa quantidade de magnésio.

.


Visitem a Paineira nas mídias Sociais:
Twitter e Facebook

Sugestão de leitura:



| Deixe seu COMENTÁRIO AQUI |

Uma Resposta para “Fava com Carne Seca”

    Gravatar
  1. Dezinha Diz:

    Que delícia…
    Claro que já salvei e logo mais vou preparar!!
    Beijo.

Escreva, comente, participe do Blog!!!

Os comentários serão respondidos por aqui, então retorne para ler sua resposta.

Siga @dannymoubbg no Twitter!