5 alimentos que vão dar um upgrade na sua saúde!

Toda inflamação é um mecanismo de defesa do organismo contra uma agressão. “A intenção é identificar os agentes responsáveis pelo ataque e neutralizá-los rapidamente”, explica a nutricionista funcional Roseli Rossi, de São Paulo. O problema pode vir acompanhado de dor, febre, vermelhidão, desconforto e inchaço. Com orientação médica adequada o corpo se restabelece em poucos dias, mas nem sempre é assim…

“Muitas pessoas usam remédios anti-inflamatórios sem receita e de forma continuada. Em excesso, eles desencadeiam úlcera, gastrite, problemas cardiovasculares e hipertensão”, diz o nutrólogo Hélio Osm, de São Paulo. A inflamação tratada de maneira errada contribui para o surgimento de doenças graves, que vão de artrite reumatoide e câncer a diabetes. O ideal é que o organismo tenha imunidade suficiente para debelar o processo inflamatório.

Alguns alimentos são capazes de dar uma força e tanto para isso – confira!

Coração protegido
Alimento poderoso: azeite de oliva extravirgem

Por que funciona: esse óleo é um dos protagonistas da dieta mediterrânea, considerada uma das mais saudáveis do mundo. “Por ser fonte de gorduras monoinsaturadas, as chamadas gorduras do bem, o azeite reduz o colesterol LDL (ruim) e evita a inflamação das artérias, que podem causar uma série de complicações no aparelho cardiovascular”, afirma a especialista Roseli Rossi. Uma recente pesquisa publicada no jornal científico internacional Nature apontou que um composto presente no azeite de oliva, o oleocanthal, também inibe a atividade de enzimas ligadas aos processos inflamatórios.

Intestino supersaudável
Alimento poderoso: batata-doce

Por que funciona: o tubérculo possui índice glicêmico baixo, contribuindo no combate a inflamações. “Os alimentos com carga glicêmica alta tornam o pH do organismo mais ácido e convidativo à proliferação de fungos e bactérias nocivos”, esclarece Roseli. Rica em fibras, a batata-doce aumenta a presença de micro-organismos benéficos no intestino e combate os maléficos, prevenindo a síndrome do cólon irritável e a colite ulcerosa. Se o quadro inflamatório já estiver instalado, nutrientes como o betacaroteno, o manganês e as vitaminas B6 e C resolvem a questão, já que têm função antioxidante e imunomoduladora.

Sem gripes e resfriados
Alimento poderoso: frutas vermelhas

Por que funciona: Morango, amora e framboesa contêm bioflavonoides, que defendem o sistema imunológico, como a vitamina C, presente na laranja e no limão.

Dose ideal: Consuma as frutas frescas ou em forma de suco diariamente

Unhas e cabelos fortes
Alimento poderoso: arroz integral

Por que funciona: Além de ser fonte de fibras, selênio, vitaminas E e do complexo B, o arroz, assim como outros grãos integrais (aveia, trigo, cevada), é rico em silício orgânico – que aumenta a produção de elastina, colágeno e queratina. Basta consumir um tipo de grão a cada refeição

Raciocínio
Alimento poderoso: peixe

Por que funciona: Salmão, atum, cavalinha e arenque são ricos em ômega-3, que auxilia na oxigenação das células cerebrais e reduz o risco de perda de memória. Fonte: M de Mulher

Sugestão de leitura:


Siga @danny_mou no Instagram!

| Deixe seu COMENTÁRIO AQUI |

Uma Resposta para “5 alimentos que vão dar um upgrade na sua saúde!”

    Gravatar
  1. soraya Diz:

    Olá Danny,

    Acompanho o teu blog já algum tempo, li muita coisa aqui antes de decidir fazer a minha bariátrica.
    Gostaria de saber como você está hoje com todo esse tempo de cirurgia. Dia 12 faço 1 ano e ainda não consegui emagrecer a minha cabeça. O meu peso já está no desejado: 60kg (pesava 104kg). Obrigada pela atenção. Ah, se quiser me add no face adoraria.
    Abraço, Soraya Barros.

    face: https://www.facebook.com/soraya.barros.18
    e-mail: sorayabarros77@gmail.com

Escreva, comente, participe do Blog!!!

Os comentários serão respondidos por aqui, então retorne para ler sua resposta.

Siga @dannymoubbg no Twitter!