Benefícios da couve e receitas!

Eu adoro couve, e você? Abaixo, três receitas deliciosas já postadas aqui no Blog e muita informação importante sobre esse vegetal, rico em cálcio, ferro e vitaminas!

Torta Colorida de Vegetais

Charuto de Couve com Lentilha

Feijão Tropeiro com Couve

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1) Quais são os nutrientes encontrados na couve?

Considerado um alimento popular, este vegetal é extremamente benéfico à saúde, pois contém Cálcio, Ferro, Vitamina C, Vitamina K e Vitamina B6, bem como, sendo da família das crucíferas, contém substâncias antioxidantes – fenólicos.

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2) Que benefícios estes nutrientes trazem para o organismo?

Cálcio – importante para a formação dos ossos e manutenção da massa óssea.

Ferro – Essencial para a formação de glóbulos vermelhos evitando a anemia.

Vitamina C – Protege o organismo de infecções e facilita a absorção do Ferro.

Vitamina K – ajuda a regular os processos de coagulação do sangue.

Vitamina B6 – Contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico e para a modulação de receptores de hormônios no organismo.

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3) É verdade que a couve ajuda a fixar o cálcio nos ossos?

A couve é uma fonte de cálcio que apresenta uma boa absorção pelo organismo, sendo assim, devido as propriedades do cálcio auxilia na manutenção da massa óssea. Porém temos disponíveis outros alimentos que também possuem uma rica quantidade de cálcio, como por exemplo: leite e derivados, brócolis, feijões, etc.

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4) Dizem que a couve é um alimento bastante desintoxicante. Por que?

O organismo possui um processo natural para eliminar as toxinas do corpo através da transpiração, respiração, fezes e urina. O consumo de preparações que combinam frutas e vegetais conhecidas com desintoxicantes são um grande aliado neste processo de eliminação e defesas imunológicas. Assim como este alimento possui fibras auxilia no trânsito intestinal carregando os resíduos alimentares e a gordura excedente.

A couve também possui o antioxidante fenólico que atua como protetor aos danos dos radicais livres, diminuindo a proliferação de células cancerígenas e outras doenças (aterosclerose,artrite reumática, etc)., trazendo assim um efeito protetor.

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5) Quantas calorias há na verdura? A forma de preparo influencia?

Em 100gr do alimento crú temos 27 Kcal

Os efeitos protetores da couve foram observados apenas quando estas foram consumidas cru ou submetida a um cozimento leve e rápido, não havendo evidências que após passar por um longo processo de cozimento continue proporcionando os benefícios.

Por ser considerada excelente fonte de fibras, porém estudos evidenciam que o processo de cozimento altera a sua propriedade e consequentemente sua atuação como fibra alimentar.

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6) Como comprar a couve?

A couve é encontrada em todas as épocas do ano.

Na hora da escolha as folhas não devem estar moles demais, preferir as que tem o mínimo de folhas se desprendendo do caule. Produtos fatiados começa a perder nutrientes, especialmente a vitamina C, então prefira as que foram fatiadas no mesmo dia e use em seguida.

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7) Há restrições para o consumo do alimento?

Indivíduos submetidos a tratamentos com anticoagulantes visando a prevenção da trombose, devem ser monitorados quanto a ingestão do vegetal devido a presença da vitamina K.

Fonte: Ligia dos Santos, nutricionista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo

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