Conheça os tipos de dores de cabeça

Frequentemente encontramos pessoas com algum tipo de dor de cabeça ou, na linguagem médica, cefaleia. Dentre as mais frequentes, estão a enxaqueca e a sinusite.

Para saber de fato do que se trata, o neurologista na Rede de Hospitais São Camilo, Edson Issamu Yokoo, explica que o diagnostico das duas doenças é clinico. “Na enxaqueca, os exames são normais. Já na sinusite, os exames podem ou não mostrar alterações”, explica.

A enxaqueca é um tipo de cefaleia primaria, ou seja, que não é causada por nenhuma outra doença. A dor é geralmente unilateral, latejante, acompanhada ou não de sintomas visuais ou motores. Também é acompanhada de fotofobia (intolerância a luz) ou fonofobia (intolerância ao barulho), tontura, náuseas e vômitos (durante o período de dor) e piora com as atividades rotineiras. A dor é autolimitada (termina em determinado momento) e pode durar até 72 horas.

Já a sinusite é uma inflamação, infecciosa ou não, nos seios da face – que são cavidades ósseas localizadas na região frontal, maxilar e paranasais. Na infecciosa, pode ser bacteriana ou viral, e na não infecciosa, geralmente é alérgica. A dor é localizada no seio inflamado (na testa, nas maçãs do rosto, no maxilar e/ou ao redor do nariz), podendo ter irradiação lateral, posterior ou para toda a cabeça.

A dor geralmente ocorre na sinusite aguda e é acompanhada de febre, coriza e obstrução nasal. A duração da cefaleia acompanha a progressão do tratamento da infecção. A sinusite crônica geralmente não apresenta cefaleia.

Consulte sempre um médico. Fonte: Edson Issamu Yokoo, neurologista na Rede de Hospitais São Camilo

.

Sugestão de leitura:


Siga @danny_mou no Instagram!

| Deixe seu COMENTÁRIO AQUI |

Uma Resposta para “Conheça os tipos de dores de cabeça”

    Gravatar
  1. Dores de Cabeça - Guia Completo da Cura Diz:

    Adorei o quadro com os tipos de dores de cabeça. Fica bem mais claro para pessoas leigas.

Escreva, comente, participe do Blog!!!

Os comentários serão respondidos por aqui, então retorne para ler sua resposta.

Siga @dannymoubbg no Twitter!