A saúde digestiva começa pela boca

Você sabia que falta de cuidado com a saúde bucal tem relação direta com algumas doenças do sistema digestivo e, principalmente, com a má digestão?

A Dra. Maira Marzinotto, gastroenterologista na Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, explica que uma boca saudável ajuda na digestão do alimento, pois colabora na hora da mastigação: “Quanto mais mastigamos um alimento, maior o contato dele com as enzimas salivares, propiciando uma melhor digestão”.

Além disso, manter hábitos de higiene bucal ajuda a evitar o mau hálito, principal problema ligado à cavidade oral.

De acordo com a médica, com uma avaliação minuciosa da boca é possível identificar algumas anormalidades, como erosões dentárias, aftas orais ou sinais que podem denunciar alguma deficiência nutricional: “As aftas são pequenas úlceras rasas que podem aparecer na face interna da boca. As causas são múltiplas, e podem incluir trauma no momento da escovação dentária e uso de próteses dentárias”.

Além disso, alguns sintomas como sensibilidade dentária, ardência bucal e presença de gosto amargo na boca podem significar Doença do Refluxo Gastresofágico, e precisam ser investigados. O Refluxo Gastresofágico é uma doença digestiva onde os ácidos presentes no estômago não seguem o fluxo normal da digestão, causando a irritação dos tecidos que revestem o esôfago. Fonte: Dra. Maira Marzinotto, gastroenterologista na Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

.

Dra. Maira Marzinotto dá algumas dicas de como manter a saúde em dia com pequenos cuidados:

1- Mantenha bons hábitos de higiene bucal.
2- Ingira líquidos em abundância para que haja adequada produção de saliva, evitando problemas bucais.
3- Coma devagar e mastigue bem os alimentos, pois o processo de digestão (principalmente de carboidratos) inicia na boca.
4- Faça exames periódicos com um dentista, preferencialmente a cada seis meses.
5- Procure ajuda de um médico gastroenterologista caso haja suspeita de problemas relacionados à Doença de Refluxo.

Sugestão de leitura:


Siga @danny_mou no Instagram!

| Deixe seu COMENTÁRIO AQUI |

Escreva, comente, participe do Blog!!!

Os comentários serão respondidos por aqui, então retorne para ler sua resposta.

Siga @dannymoubbg no Twitter!